s
Ucrânia
Corredores de Mariupol e em Lugansk reabrem para retirar cidadãos

As autoridades ucranianas reabriram vários corredores humanitários para retirar cidadãos de áreas cercadas e bombardeadas pelo exército russo, especialmente da cidade de Mariupol, no sul, e na região de Lugansk, uma autoproclamada república soberana reconhecida pela Rússia.


Autor: Lusa/AO Online

O corredor de Mariupol, onde estão mais de 100.000 pessoas praticamente sem alimentos, água ou outros bens essenciais, foi restabelecido hoje e visa levar os cidadãos para a cidade de Zaporizhia, afirmou a vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, na rede de mensagens Telegram.

A transferência dos ucranianos deverá ser feita também em viaturas particulares, explicou a responsável, adiantando que, no domingo, já conseguiram retirar 469 habitantes da cidade através deste corredor.

Durante a manhã de hoje, 15 autocarros já conseguiram partir de Mariupol para Zaporizhia e a delegação do Comité Internacional da Cruz Vermelha prevê avançar ainda esta manhã com mais sete autocarros para transferir os cidadãos para a cidade de Mangush.

Em paralelo, o Governo ucraniano vai tentar retirar outros habitantes das cidades de Severodonetsk, Popasna, Lysychansk e Rubizhne, todas na região de Lugansk, no leste do país, onde a ofensiva russa se tem concentrado nos últimos dias.

Segundo Vereschuk, as tropas russas, que invadiram a Ucrânia na madrugada de 24 de fevereiro, “violam constantemente” os acordos de cessar-fogo que pretendem permitir o funcionamento destes corredores e “bombardeiam colunas humanitárias na região de Lugansk”.