s
Cooperativa União Agrícola distinguida a nível nacional pela retoma de embalagens

Cooperativa União Agrícola foi distinguida nos Prémios Valorfito referentes a 2024, pelo trabalho realizado enquanto Ponto de Retoma e recolha gratuita das embalagens de produtos fitofarmacêuticos


Autor: Rui Jorge Cabral

A Cooperativa União Agrícola foi distinguida com o Prémio Crescimento Açores, no âmbito dos Prémios Valorfito, referentes ao ano 2024.

Conforme refere uma nota de imprensa, esta iniciativa foi promovida pela SIGERU - Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, com o objetivo de premiar e reconhecer publicamente o desempenho dos Pontos de Retoma do sistema Valorfito em todo o país.

Os Pontos de Retoma desempenham um papel essencial no funcionamento do sistema Valorfito, assegurando de forma gratuita a recolha e retoma de embalagens de produtos fitofarmacêuticos.

Refira-se que este galardão é um prémio monetário que irá ser atribuído diretamente a uma entidade de solidariedade social dos Açores, reforçando o compromisso social e ambiental do sistema Valorfito.

Conforme refere a Cooperativa União Agrícola em nota de imprensa, este prémio da Valorfito “visa valorizar o esforço anual da Cooperativa União Agrícola, reconhecendo o Ponto de Recolha que mais se destaca em termos de desempenho, crescimento e impacto”.

Por isso, acrescenta a cooperativa micaelense em nota de imprensa,  a distinção atribuída à Cooperativa União Agrícola “representa um reconhecimento público do seu empenho, responsabilidade ambiental e contributo decisivo para a sustentabilidade do setor agrícola nos Açores”.

Governo congratula Cooperativa União Agrícola

Entretanto, o Governo Regional dos Açores congratulou a Cooperativa União Agrícola pela distinção com o Prémio Crescimento Açores, no âmbito dos Prémios Valorfito 2024.

Em nota publicada no seu Portal, o Governo Regional afirma que este “reconhecimento nacional destaca o desempenho exemplar da Cooperativa enquanto Ponto de Retoma do sistema Valorfito, que assegura de forma gratuita a recolha e retoma de embalagens de produtos fitofarmacêuticos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental da agricultura nos Açores”.

O Governo Regional refere ainda que “a atribuição deste galardão reveste-se de particular significado ao traduzir-se num prémio monetário destinado diretamente a uma entidade de solidariedade social da Região Autónoma dos Açores, reforçando assim o duplo compromisso social e ambiental que caracteriza a atuação da Cooperativa União Agrícola”.

Por fim, o executivo regional reconhece “o mérito, a dedicação e a responsabilidade demonstrados pela cooperativa”, cujo trabalho tem contribuído decisivamente “para o reforço das boas práticas no setor agrícola regional”.