Concurso para privatização da Azores Airlines arranca em janeiro de 2023
21 de nov. de 2022, 12:13
— Lusa/AO Online
“Posso anunciar que logo a partir
do dia 01 de janeiro de 2023 iniciaremos o processo de concurso público
para alienar a Azores Airlines”, afirmou o secretário regional das
Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas.O
governante falava na sede da Assembleia Regional, na Horta, na
abertura da discussão do Plano e do Orçamento da região para 2023.A
privatização da maioria do capital da Azores Airlines/SATA
Internacional (empresa do grupo SATA responsável pelas ligações entre o
arquipélago e o exterior) está prevista na proposta de Orçamento dos
Açores para 2023.Duarte Freitas realçou que a proposta de Orçamento para 2023 “não prevê mais entradas de capital” na SATA.“Posso
aqui anunciar que a reestruturação societária do Grupo SATA ficará
concluída no início de dezembro, criando um holding que permitirá
separar as várias empresas, isolando a SATA Air Açores de contágios
perniciosos e viabilizando a alienação da Azores Airlines”, acrescentou.O
secretário regional reforçou que as verbas inscritas nos Planos e
Orçamentos de 2021 (82,5 milhões) e de 2022 (62 milhões) se destinaram a
“salvar a SATA”.“Estes foram dispêndios
irrepetíveis, pelo que os 641 milhões previstos no Plano para 2023 estão
expurgados destas quantias que, em conjunto com avales, serviram para
salvar a SATA do desastre a que a conduziram no passado”, realçou.A
proposta de decreto legislativo regional do Orçamento da Região
Autónoma dos Açores para 2023 autoriza a “alienação da maioria da
participação social indireta” da região na SATA Internacional – Azores
Airlines.O “desinvestimento de uma
participação de controlo (51%) na Azores Airlines” está previsto no
plano de restruturação da companhia aérea açoriana aprovado em junho
pela Comissão Europeia.O Orçamento
Regional para 2023 estipula que, no âmbito da alienação da SATA
Internacional, deve ser “constituída uma comissão especial para
acompanhamento do respetivo processo, que se extinguirá com o seu
termo”, e deve ser feito um “plano de prevenção de riscos de corrupção”.Através
do decreto legislativo, o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) fica também
“autorizado a alienar as participações sociais que detém em entidades
participadas, à exceção das de setores considerados estratégicos para a
Região Autónoma dos Açores e de primeira necessidade para as
populações”.A Comissão Europeia aprovou em
junho uma ajuda estatal portuguesa para apoio à reestruturação da
companhia aérea açoriana, de 453,25 milhões de euros em empréstimos e
garantias estatais.A verba aprovada
divide-se em empréstimos diretos de 144,5 milhões de euros e assunção de
dívida de 173,8 milhões de euros, num total de 318,25 milhões de euros a
converter em capital próprio, e em garantias estatais de 135 milhões de
euros concedidas até 2028 para financiamento facultado por bancos e
outras instituições financeiras.As
dificuldades financeiras da SATA perduram desde pelo menos 2014, altura
em que a companhia aérea detida na totalidade pelo Governo Regional dos
Açores começou a registar prejuízos, agravados pelos efeitos da pandemia
de covid-19, que teve um enorme impacto no setor da aviação.Em
junho de 2020 foi anunciado que o Governo dos Açores (então liderado
pelo PS) iria abandonar a segunda tentativa de privatização da Azores
Airlines, depois de um primeiro concurso ter sido anulado em novembro de
2018.Em junho deste ano, o presidente do
executivo, o social-democrata José Manuel Bolieiro, confirmou que a
Comissão Europeia colocou como “exigência” a privatização até 51% do
capital social da Azores Airlines.