Concurso para construção de dois navios elétricos sem propostas admitidas
17 de jan. de 2025, 09:35
— Lusa/AO Online
“Terminou
esta quarta-feira, dia 15 de janeiro, o período de audiência prévia no
seguimento do relatório preliminar emitido pelo júri do procedimento do
concurso público internacional para a aquisição de dois navios
elétricos, lançado pela Atlânticoline no passado dia 18 de novembro, no
âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência”, indica a empresa em
comunicado.Segundo a Atlânticoline, no
terceiro concurso lançado para o efeito, “verificou-se um aumento do
número de interessados a consultar o caderno de encargos”, mas foram
submetidas apenas duas propostas. “Após a
análise do júri às propostas submetidas, verificou-se que estas não
cumpriam os requisitos do caderno de encargos, o que levou à sua
exclusão”, refere a empresa.A
Atlânticoline lamenta o desfecho do processo, por considerar que “seria
uma oportunidade valiosa para expandir a sua frota e melhorar a
qualidade e oferta do serviço prestado”.“Esta
teria sido ainda uma oportunidade de antecipar a necessidade que se
verificará a médio prazo de substituição dos navios Cruzeiro do Canal e
Cruzeiro das Ilhas, ainda que atualmente cumpram todos os requisitos de
segurança e ofereçam todas as garantias de adequabilidade à operação,
sendo certo que não é possível garantir a atual oferta anual de viagens
sem recurso a esses navios”, lê-se na nota.A
empresa pública regional de transporte marítimo dos Açores garante que
“mantém o seu compromisso de permanecer atenta às oportunidades de
financiamento europeu que possam surgir, empenhada em garantir as
condições para cumprir a sua missão de assegurar um serviço de
transporte marítimo de pessoas e veículos com fiabilidade e segurança,
contribuindo para o desenvolvimento económico e social da região”.“Fomos
informados hoje pela Atlânticoline que o terceiro concurso para os
navios elétricos tinha sido votado ao insucesso. Portanto, não foram
adjudicados os navios pela terceira vez. Já não podemos esperar mais,
porque isso colocaria em risco a execução deste projeto atempadamente”,
disse hoje o secretário das Finanças, Planeamento e Administração
Pública do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), Duarte Freitas, durante
uma conferência de imprensa realizada na Horta, ilha do Faial.Duarte
Freitas anunciou que a reprogramação de 75,6 milhões de euros do Plano
de Recuperação e Resiliência (PRR) nos Açores vai dedicar 22,7 milhões à
saúde e 41 milhões ao programa SOLENERGE, deixando de financiar os
barcos elétricos.A Atlânticoline lançou em
novembro de 2024 um novo concurso público para a aquisição de dois
navios elétricos, depois de o primeiro, lançado em janeiro, ter ficado
deserto e de o segundo, lançado em abril, ter sido anulado.A 22 de novembro, o consórcio que venceu o concurso lançado para a
construção daqueles navios, entretanto anulado, afirmou que o contrato
não foi assinado porque a empresa pública não cumpriu com o prometido.A
Atlânticoline transporta anualmente quase meio milhão de passageiros e
cerca de 30 mil viaturas, sobretudo entre as denominadas ilhas do
Triângulo (Faial, Pico e São Jorge), onde opera todo o ano, com recurso a
quatro embarcações (dois navios e dois ferries).