Autor: Lusa/AO Online
Segundo uma nota de imprensa da autarquia, a obra foi projetada pelo arquiteto Nuno Ribeiro Lopes e “constituiu-se como uma intervenção fundamental para assegurar a preservação estrutural e estética desta referência arquitetónica do centro histórico de Ponta Delgada”.
A obra foi realizada pela empresa AS Património & Reabilitação, especializada na conservação de edifícios históricos, com Pedro Nascimento Cabral, presidente da Câmara Municipal, a considerar que a intervenção “representa um compromisso firme com a preservação do património histórico e cultural da cidade”.
O autarca recorda que a Torre Sineira “é um dos símbolos maiores da identidade coletiva e da herança arquitetónica”, sendo que “garantir a sua integridade é garantir que futuras gerações possam continuar a reconhecer-se nesta memória construída que é, simultaneamente, um cartão de visita de Ponta Delgada”.
A reabilitação do imóvel classificado “é um ato de valorização da história, da cultura e da identidade”, acrescenta o autarca, sublinhando que este investimento se enquadra na estratégia de revitalização e qualificação do centro histórico de Ponta Delgada.
“Esta
intervenção permite uma maior fruição do espaço urbano, valorizando o
comércio, os serviços e o turismo, ao mesmo tempo que fortalece a
economia local”, disse o autarca.