Autor: Arthur Melo
De acordo com o boletim referente às “Operações em TPA e CA – junho de 2025”, este valor corresponde a um acréscimo homólogo de 8,8%.
Destes, cerca de 156,1 milhões de euros foram de compras efetuadas com cartões de bancos nacionais, o que representa uma variação homóloga positiva de 8,6%, e cerca de 36,0 milhões de euros dizem respeito a compras efetuadas com cartões de bancos internacionais, o que traduz um aumento homólogo de 9,8%.
Os dados revelados pelo SREA indicam também que os pagamentos de serviços realizados por intermédio de cartões bancários em TPA, nos Açores, totalizaram cerca de 2,8 milhões de euros, representando uma variação homóloga positiva de 76,1%.
No segundo trimestre de 2025 ocorreu uma variação homóloga positiva de 10,6% nas compras com recurso a TPA (+52,9 milhões de euros), enquanto nos pagamentos de serviços em TPA foi registado um acréscimo homólogo de 101,9% (+4,8 milhões de euros).
Por outro lado, os levantamentos em Caixas Automáticos (CA) atingiram, no mesmo mês na Região, o montante de 50 milhões de euros, um valor que corresponde a um decréscimo homólogo de 2,1%.
Os dados do SREAdetalham que destes, cerca de 46,6 milhões de euros foram de levantamentos nacionais, o querepresenta uma variação homóloga negativa de 2,5%, e cerca de 3,3 milhões de euros dizem respeito a levantamentos internacionais, o que traduz um acréscimo homólogo de 3,7%.
Os pagamentos de serviços em CA totalizaram cerca de 8,5 milhões de euros, apresentando um acréscimo homólogo de 1 %.
Por seu turno, no segundo trimestre de 2025 ocorreu uma variação homóloga negativa de 2,6% nos levantamentos em CA (-3,8 milhões de euros), enquanto nos pagamentos de serviços em CA foi registado um acréscimo homólogo de 4,1% (+1,0 milhões de euros).
O volume de compras e levantamentos nacionais nos últimos 12 meses representou 87,9% do total de compras e levantamentos, termina o boletim da SREA.