s
Legislativas
Comissão Justiça e Paz apela para participação dos cidadãos

A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) apelou para a participação de todos os cidadãos nas eleições legislativas do próximo dia 18, considerando tratar-se de um importante "exercício da responsabilidade cidadã e da construção coletiva”


Autor: Lusa/AO Online

“Os atos eleitorais são momentos importantes de exercício da responsabilidade cidadã e da construção coletiva. Exprimem uma opção. Recusam a indiferença e não deixam para outros escolhas decisivas. Cada um faz a diferença e é, assim, agente da esperança”, refere um comunicado divulgado pelo organismo dependente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Para a CNJP, é tempo de lutar contra “a incerteza, a indiferença e a injustiça” e promover a inclusão e o desenvolvimento “para construir a paz”.

“Só com a efetiva participação de cada uma e cada um, é possível construir uma consciência coletiva que condicione as políticas públicas, que controle o poder político, que seja um instrumento de esperança no desenho do projeto de futuro. Só com a efetiva participação de cada uma e cada um se podem recuperar os valores que fazem parte da herança coletiva, fatores estruturantes das opções a tomar, em nome do bem comum”.

A CNJP pede ainda que as propostas apresentadas aos eleitores “ultrapassem o imediato, os conflitos conjunturais e assumam verdadeiros, honestos e viáveis compromissos que superem o curto prazo”, defendendo que tenham como objetivos o combate à pobreza, a inclusão e o desenvolvimento, “sob a égide de um julgamento ético que avalie o que é bom, que questione o que faz falta”.

“Propostas que façam eco do apelo do Papa Francisco na sua última mensagem: «a todos os que, no mundo, têm responsabilidades políticas para que não cedam à lógica do medo que fecha, mas usem os recursos disponíveis para ajudar os necessitados, combater a fome e promover iniciativas que favoreçam o desenvolvimento»”.