Comissão Europeia quer rótulos de IA para tecnologia de risco nas plataformas digitais
5 de jun. de 2023, 10:39
— LUSA/AO online
“Trata-se de um instrumento mais rápido, que
propomos e que gostaríamos de ver” porque “queremos que as plataformas
rotulem a produção de IA de forma a que o utilizador normal, que está
distraído com muitas coisas, veja claramente que se trata de uma
tecnologia de risco”, disse a vice-presidente da Comissão responsável
pelos valores e a transparência, Věra Jourová.Para
Věra Jourová, este tipo de rotulagem “deve ser feito imediatamente”,
para que “o utilizador normal veja claramente que este não é texto ou
conteúdo visual criado por pessoas reais, mas por robôs”.“Por
isso, para nós, é importante que haja uma velocidade tão imediata de
rotulagem e clareza na resposta”, insistiu a responsável, adiantando que
a Comissão Europeia está a “alargar as capacidades para ser rápida e
eficiente e para atuar de uma forma muito decisiva e relevante para o
nível de risco”, declarou Věra Jourová.A
responsável falava à imprensa na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas,
antes de reunir-se com representantes de cerca de 40 organizações que
subscreveram o código de conduta da UE contra a desinformação,
juntamente com o comissário responsável pelo mercado interno, Thierry
Breton.A ideia de Bruxelas é que este
instrumento de rotulagem seja aplicado, voluntariamente, pelas
plataformas que subscreveram o código de conduta da UE contra a
desinformação, para ser concretizado mais rapidamente e depois entrar em
vigor com a lei dos serviços digitais.“Deve
ser uma combinação da legislação em vigor, como com a lei da IA, que
está agora numa fase muito madura do processo legislativo e que, uma vez
aplicada, também dará, naturalmente, a possibilidade de travar algumas
tecnologias ou de alterar as tecnologias […] arriscadas”, adiantou Věra
Jourová.Já falando sobre a decisão do
Twitter de sair deste código de conduta, anunciada há uma semana, a
responsável falou “num erro” e acusou a plataforma de ter escolhido “o
caminho mais difícil, do confronto”.“Eu
sei que o código é voluntário, mas não se enganem, pois ao deixar o
código o Twitter atraiu muita atenção e as suas ações e a conformidade
com a legislação da UE serão examinadas com vigor e urgência”, avisou.No
final de 2018, plataformas digitais como Google, Facebook, Twitter
(entretanto retirado), Microsoft e Mozilla comprometeram-se a combater a
desinformação nas suas páginas através da assinatura de um código de
conduta voluntário.Em maio de 2022, a
Comissão Europeia anunciou um reforço deste código de conduta,
pretendendo implementar ações como capacitar os utilizadores das
plataformas digitais para assinalarem informação falsa através de
rótulos de aviso sobre conteúdos problemáticos.Mais
recentemente, em maio deste ano, o Twitter decidiu abandonar o código
de conduta da União Europeia contra a desinformação, decisão que o
executivo comunitário criticou, avisando que as obrigações da empresa se
mantêm.Hoje, a Comissão Europeia vai
avaliar, numa reunião com representantes de cerca de 40 organizações, a
eficácia deste código de conduta, um ano após a entrada em vigor de uma
versão reforçada, bem como a ameaça que a inteligência artificial pode
representar para a democracia.No horizonte
estão as eleições europeias de 2024 e de que maneira a propagação da
desinformação e a manipulação podem condicionar as escolhas dos
eleitores dos 27, bem como a desinformação e manipulação russa face à
guerra da Ucrânia.