Círculo de Leitores aposta na digitalização, nas redes sociais e na venda 'online'
27 de mar. de 2021, 12:16
— Lusa /AO Online
“No decurso das últimas duas décadas, as atividades de edição e comercialização de livros registaram mudanças profundas e aceleradas” decorrentes do desenvolvimento de novos canais de distribuição, que, aliados à crescente oferta editorial, facilitaram o acesso ao livro por parte dos consumidores", explica o Grupo Bertrand Círculo, detentor da chancela, em comunicado.Em Portugal, o impacto dessas mudanças foi acentuado pelos baixos índices de leitura, pelo aumento do ritmo de vida, pela diminuição do tempo passado em casa e pela modificação nos padrões de consumo de conteúdos."O mercado do livro em Portugal tem sido um dos mais severamente afetados pelas crises verificadas no nosso país na última década", afirma o grupo editorial recordando que "a venda de livros sofreu uma quebra de 32,4% no número de unidades vendidas, entre 2010 e 2020", de acordo com os dados auditados pela GfK, que monitoriza as vendas efetivas dos principais retalhistas do mercado livreiro (em cerca de 85% do mercado nacional).Só em 2020, na sequência da crise pandémica, recorda o grupo Bertrand/Círculo, o mercado português perdeu vendas de mais de dois milhões de exemplares, "em resultado de todas as restrições impostas ao retalho livreiro".Segundo o grupo editorial, esta conjuntura forçou “uma redefinição dos modelos de negócio alicerçados na proximidade e na recomendação”.“Perante esta mudança de paradigma e a braços com o enorme impacto da pandemia de covid-19, o Círculo de Leitores vê-se forçado a promover, desde já, uma alteração estrutural do seu modelo de operação, recorrendo à digitalização dos seus suportes de comunicação e de divulgação, nomeadamente da icónica revista Círculo de Leitores, bem como a uma aposta reforçada nas redes sociais e na venda 'online'”.O grupo editorial pretende assim que o Círculo de Leitores “alargue o seu mercado, melhore a eficiência das suas operações e otimize a utilização de recursos, mas garantindo e reforçando, ainda que por outros meios, a proximidade e a recomendação que foram, desde sempre, a base do seu enorme sucesso e a sua mais valia para os seus clientes”, acrescenta o comunicado.Deste modo, pretende “apostar na inovação dos seus processos” para chegar a todos aqueles que falam, leem e escrevem em português, “de uma forma rápida e ágil”.O processo de transformação do Círculo de Leitores traduzir-se-á num renovado modelo operacional, ao longo do qual “serão assegurados os passos imprescindíveis para que esta alteração organizacional decorra com a necessária tranquilidade e progressividade”, acrescenta.O Círculo de Leitores, que iniciou a atividade em 1971, cumpre este ano meio século de presença no mercado português.No comunicado hoje divulgado, o grupo editorial enumera projetos que lançou, como a "História de Portugal" e a "História da Vida Privada em Portugal", ambas dirigidas por José Mattoso, "Portugal Património", de Duarte Belo e Álvaro Almeida, a Obra Completa de Padre António Vieira, sob a direção de José Eduardo Franco e Pedro Calafate, e "As Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa", dirigidas por José Eduardo Franco e Carlos Fiolhais.