Cinco campeões ao ataque no Campeonato de Portugal de Ralis em 2022
9 de mar. de 2022, 11:33
— Lusa/AO Online
Esta é
uma época que promete, com Ricardo Teodósio, campeão em título, a sair
para a estrada com o número 1 na porta do Hyundai i20 N Rally 2, o carro
com que este ano procura a revalidação.O
piloto algarvio, campeão em 2019 e 2021, é este ano uma das apostas do
Team Hyundai Portugal e acredita que vai ter nas mãos um carro que lhe
pode dar o bicampeonato.“O carro é
espetacular, gostei muito, logo desde o primeiro contacto que tive com a
máquina”, disse, mostrando-se “confiante” para o Serras de Fafe, onde
vai com o objetivo de ser o mais rápido e ganhar e assim entrar da
melhor forma na defesa do título de campeão” que tem o objetivo de
revalidar no final da temporada.O campeão
em título integra este ano uma equipa na qual foi encontrar o tricampeão
Bruno Magalhães (2007, 2008 e 2009), piloto que acredita que esta época
poderá juntar um quarto título à sua carreira.“É
o quarto ano na equipa, e tem sido uma história bonita à qual queremos
dar continuidade esta temporada onde o objetivo é ganhar. A única
garantia que posso deixar é que em cada prova irei sempre dar o meu
melhor. Confio bastante no carro, com o qual terminei o ano passado a
vencer e as perspetivas são de voltarmos a ser muito competitivos, para
já nos pisos de terra do Serras de Fafe”, disse o piloto da Hyundai.Outro
campeão em prova, e o mais titulado na história dos ralis em Portugal,
com seis troféus na sua montra, é Armindo Araújo, piloto de Santo Tirso
que este ano procura reconquistar um campeonato que na época passada lhe
escapou por um ponto.“No ano passado
perdemos por um ponto, mas é assim o desporto automóvel e o objetivo
este ano é lutar para ganhar, e sermos campeões, nem que seja por um
ponto também”, disse o piloto, que este ano conduz um Skoda Fabia Rally 2
EVO, carro “com provas dadas, com muito potencial”, e que “dá garantias
que será muito competitivo seja na terra seja no asfalto”,
acrescentando que, este ano, “a concorrência é forte, com vários
campeões, e vai ser, certamente, um campeonato muito competitivo”.Quanto a José Pedro Fontes, bicampeão em 2015 e 2016, procura este ano um título que lhe tem escapado nas últimas épocas.“O
nosso objetivo é conquistar o título, e pensamos ter a capacidade para o
fazer. Nos últimos anos estivemos sempre na luta até ao final, embora
nos ralis de terra não tenhamos sido tão competitivos como desejaríamos,
e como teremos que ser para conseguir conquistar o campeonato. Este ano
preparámos bem o carro [Citroen C3 Rally 2] para este tipo de pisos e
acredito que seremos muito competitivos já em Fafe”, adiantou o piloto
do Porto. Para José Pedro Fontes, este ano
haverá “quatro candidatos ao título, todos campeões nacionais”, não
descartando alguma surpresa pontual, lembrando que “há novos pilotos que
vão aparecendo e cada vez mais fortes, apostados em desafiarem os mais
consagrados”, pelo que espera “um campeonato muito competitivo”.Na
lista de inscritos para o CPR 2022, há ainda um outro piloto que sabe o
que é ser campeão, caso de Pedro Meireles, vencedor em 2014, que este
ano se apresenta ao volante de um Hyundai i20 N Rally 2.O
CPR conta este ano com um total de oito provas, com a primeira agendada
para Fafe/Felgueiras, em piso de terra, nos dias 11 e 12 de março,
prova também pontuável para o FIA ERC (European Rally Championship), e
com uma lista de 73 inscritos.O calendário
inclui ainda os ralis dos Açores (25/27 março), Terras d’Aboboreira
(15/16 abril), Vodafone Rali de Portugal (19 a 21 de maio), Castelo
Branco (10 a 12 de junho), Rali da Madeira (04 a 06 de agosto) e Rali da
Água – Alto Tâmega, dias 09 e 10 de setembro, e a última no fim de
semana de 07 e 08 de outubro, o Rali Vidreiro.