s
Autárquicas
Chega aposta no líder regional na candidatura à câmara de Ponta Delgada

O líder do Chega nos Açores, José Pacheco, vai ser candidato à presidência da Câmara Municipal de Ponta Delgada nas próximas eleições autárquicas, pretendendo ser “a voz das pessoas”, confirmou o próprio à agência Lusa


Autor: Lusa/AO Online

“Penso que sou o único líder que se vai candidatar a uma autarquia, dando o corpo às balas, porque é assim que temos de estar na política, com espírito de missão e disponibilidade, servindo as pessoas”, afirmou o candidato, acrescentando não ter sido feito um anúncio oficial devido às legislativas nacionais.

Na quinta-feira, na Horta, em conferência de imprensa para apresentar o candidato do partido que iria assumir o mandado pelo círculo eleitoral dos Açores na Assembleia da República, José Pacheco referiu que era candidato a Ponta Delgada, a par de Olivéria Santos a Lagoa e Francisco Lima a Praia da Vitória.

“Eu espero ganhar Ponta Delgada. É com este intuito que me vou candidatar. Como espero que a Olivéria (Santos) vença na Lagoa e o Francisco Lima na Praia da Vitória”, afirmou, na ocasião, o líder do Chega nos Açores.

José Pacheco junta-se assim, como candidato à autarquia de Ponta Delgada, a Pedro Nascimento Cabral, atual autarca eleito pela coligação PSD/CDS-PP e PPM, à socialista Isabel Rodrigues, e Sónia Nicolau, ex-militante socialista e antiga deputada pelo PS/Açores, que concorre por um movimento de independentes.

O candidato do Chega quer ser “a voz das pessoas, ouvir, especialmente as zonas de Ponta Delgada da costa norte e sul que estão completamente abandonadas”, sendo que os resultados das legislativas “demonstraram precisamente isso”.

As pessoas “reveem-se muito mais nas bandeiras do Chega”, como o combate à subsidiodependência e ausência de habitação, que “tem sido um problema nos últimos anos, que se acumulou”, segundo Pacheco.

“Queremos devolver a habitação às pessoas, que já não são só jovens”, disse José Pacheco, referindo ser necessário combater a “fragilização que a Câmara Municipal de Ponta Delgada está a ter com casos bicudos como o Mercado da Graça”.

José Pacheco, líder do Chega, é também deputado e presidente do grupo parlamentar do partido no parlamento dos Açores.

Foi adjunto do grupo parlamentar do CDS-PP/Açores em 2004 e deputado municipal na Lagoa.

Chegou à liderança do Chega após divergências internas com o líder original do partido na região, Carlos Furtado, atual responsável pelo JPP nos Açores.