Chamadas para o INEM aumentaram 20% nos últimos dias
6 de ago. de 2018, 17:39
— Lusa/AO Online
Questionado
pela Lusa sobre se houve um aumento de chamadas e se era possível
relacioná-las com o calor intenso dos últimos dias, fonte oficial do
Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) explicou que a procura
dos serviços de emergência médica registou um aumento de 20% nas
chamadas realizadas para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes
(CODU), “motivadas sobretudo pelo agravamento de situações de doença
crónica”. Segundo
o INEM, o aumento “muito substancial” do número de chamadas de
emergência e a consequente ativação de meios “justifica-se pela onda de
calor verificada nos últimos dias”.O
aumento correspondeu a “umas significativas” 764 chamadas a mais, por
dia, entre quarta-feira e domingo, comparando com o período homólogo do
ano passado. O
aumento do número de chamadas teve “naturalmente impacto” no
funcionamento dos CODU, apesar do “reforço de operacionais”, que tiveram
um “esforço acrescido”, segundo a fonte.Esta segunda-feira, a Associação de Proteção e Socorro (APROSOC) disse em comunicado que na
última madrugada, às 02:30, o CODU do INEM tinha 18 chamadas em espera e
que o número de chamadas em “call-back” (recuperação de chamadas
desligadas) era cerca de 90.A
fonte do INEM disse à Lusa que “naturalmente que os tempos de espera
para atendimento das chamadas são mais elevados, em consequência do
acréscimo muito significativo da procura dos serviços de emergência
médica”. E
acrescentou que “nenhuma chamada fica sem resposta”, até porque o
sistema “call-back” permite recuperar chamadas desligadas ou que caíram
antes de serem atendidas, havendo profissionais com a função específica
de fazer essas chamadas de volta.De
acordo com o INEM, o sistema de triagem nos CODU “permite avaliar
rapidamente a situação clínica das vítimas” e estabelecer prioridades no
envio de meios de emergência médica, pelo que apesar do aumento de
atividade “tem sido possível manter uma resposta às várias situações”.“O
INEM, fruto do aumento dos pedidos de socorro já referido, tem atendido
perto de 5.000 chamadas de emergência por dia, e repudia publicações em
alguns fóruns que têm como único objetivo provocar ansiedade e alarme
na população portuguesa”, adiantou a mesma fonte.Os
cidadãos, salientou a fonte, “podem e devem confiar no INEM e nas
restantes instituições” que compõem o Sistema Integrado de Emergência
Médica.O INEM
relembrou também que o 112 apenas deve ser usado em situações de
emergência, e que as situações referentes a aconselhamento na área da
saúde têm o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, o SNS24,
através do número 808 24 24 24.