Autor: Lusa/AO Online
Em nota de imprensa, a CGTP-IN/Açores refere que vai avançar com “ações de luta nos Açores contra o pacote laboral proposto pelo Governo da República, exigindo maiores salários e mais direitos para quem trabalha.
Concentrações, plenários sindicais e greves, entre outras iniciativas, marcarão estes dias de luta.
“O pacote laboral proposto pelo Governo da República é um verdadeiro assalto aos direitos dos trabalhadores. Contudo, se, no plano nacional, os seus objetivos já são gravíssimos, na região, estes serão sentidos de forma ainda mais dramática”, refere a estrutura regional.
Os sindicalistas dizem que o Governo da República quer “facilitar os despedimentos, a precariedade e a incerteza no posto de trabalho, alargar o trabalho temporário, atacar a liberdade sindical, dificultar a vida familiar e os direitos da parentalidade”.
A CGTP/Açores considera que se “atenta diretamente contra o problema demográfico” que os Açores vivem, pretendendo-se “generalizar ainda mais os salários baixos e aproximá-los do salário mínimo, dificultar a negociação coletiva com as empresas e a assinatura de acordos coletivos de trabalho”.
Esta estrutura sindical pretende levar o seu protesto “até ao Governo Regional e à Assembleia Regional, exigindo a defesa dos interesses da região”.
A CGTP-IN agendou, entretanto, para 20 de setembro uma jornada nacional de luta contra o pacote laboral, programando manifestações em Lisboa e no Porto.