Autor: Lusa/AO Online
“Gostava de sublinhar que as visitas hospitalares passam a poder ser retomadas”, disse o primeiro-ministro, António Costa, na conferência de imprensa do final da reunião de hoje do Conselho de Ministros, na qual o executivo aprovou a passagem à terceira fase de desconfinamento a partir de 01 de outubro.
António Costa referiu ainda que os grandes eventos culturais, desportivos ou corporativos, assim como os bares e as discotecas - com autorização para reabrir a partir do próximo mês – são também locais onde o certificado será exigido.
Por outro lado, nos restaurantes e nos estabelecimentos turísticos e alojamentos locais deixa de ser necessário apresentar o certificado digital, assim como nos ginásios com aulas de grupo, nos casinos, termas e spas.
O primeiro-ministro anunciou que a evolução positiva do país no controlo da Covid-19 vai permitir que passe do atual estado de contingencia para a situação de alerta a partir de 01 de outubro.
“Estamos
em condições de avançar para a terceira fase do plano [de alívio de
restrições] de 29 de julho passado. Portugal passará do atual estado de
contingência para a situação de alerta a partir de 01 de outubro”,
declarou.