Ambiente
Centro de Interpretação da Gruta do Carvão vai avançar
O Governo Regional, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, formalizou ontem a assinatura do contrato de compra e venda do prédio destinado à instalação do Centro de Interpretação e Recepção da Gruta do Carvão.

Autor: Luís Pedro Silva
O local será criado nos edifícios dos antigos Secadores da Fábrica de Tabaco Micaelense, na Rua de Lisboa, e o objectivo desta estrutura será “preservar e promover o importante legado arqueológico existente junto de um túnel lávico com 5 mil anos, com cerca de 700 metros de extensão”, resume um comunicado do grupo SIRAM, que vendeu o terreno para a criação do Centro de Interpretação.
Ana Paula Marques, secretária regional do Ambiente e Mar, revelou que o centro deverá entrar em funcionamento dentro de um ano, abrindo mais uma porta para o desenvolvimento turístico.
“Será um roteiro que vai receber inúmeros turistas e será importante para a formação e educação dos jovens, porque vivemos numa Região sísmica e vulcânica e devemos aproveitar os recursos endógenos que possuímos para aumentar o progresso dos Açores. Os locais especializados permitem a contratação de mão-de-obra qualificada e há vários biólogos e geólogos que têm aqui uma oportunidade para entrar no mundo do trabalho”, adiantou a secretária regional do Ambiente e do Mar.
O novo centro de interpretação será o segundo construído na Região - uma vez que existe um local com as mesmas características na ilha do Pico - e pretende ser um espaço de observação e estudo de todos os aspectos relacionados com o fenómeno vulcânico em São Miguel.
Paralelamente, foi apresentado pelo administrador da SIRAM, Carlos Martins, o projecto Azores Loft Residence, que visa a reconversão dos antigos Secadores da Fábrica num projecto de turismo residencial com 36 apartamentos, sete escritórios, cinco espaços comerciais, um edifício multifuncional e trinta lugares de estacionamento, num investimento entre 10 e 12 milhões de euros.