s
Legislativas
CDU promete política de melhores salários a trabalhadores

Salgado Almeida, cabeça-de-lista do partido pelo círculo dos Açores, esteve reunido com dirigentes da CGTP-IN e trabalhadores no Faial


Autor: Nuno Martins Neves

O candidado da CDU pelo círculo dos Açores compromete-se com uma política de valorização salarial, caso seja eleito para a Assembleia da República. Na ilha do Faial, Salgado Almeida esteve reunido com dirigentes da CGTP-IN e com diversos trabalhadores, numa ação de campanha relativa às eleições legislativas do dia 18 de maio.

Segundo nota de imprensa da Coligação Democrática Unitária, a reunião com a central sindical teve como agenda as questões do trabalho e das remunerações nos Açores. 

“Durante a reunião, foram abordados temas como a precariedade laboral, os baixos salários e a necessidade de valorizar os trabalhadores açorianos. Salgado Almeida reafirmou o compromisso da CDU com uma política de valorização dos salários e de combate às injustiças sociais, dando particular destaque às propostas que têm sido apresentadas para a Região Autónoma dos Açores”, refere.

Entre as propostas dos comunistas açorianos estão a criação de um acréscimo regional do salário mínimo nacional, fixado em pelo menos 10% acima do valor nacional, tendo em conta os custos adicionais da insularidade e o direito a uma vida digna em qualquer ilha; a atualização da remuneração complementar dos trabalhadores da Administração Pública Regional, garantindo que este mecanismo cumpra o seu papel de compensação e valorização; o reforço da negociação coletiva e a revogação das normas da legislação laboral que fragilizam os direitos dos trabalhadores; e medidas de apoio às micro e pequenas empresas que respeitem os direitos laborais e pratiquem salários justos, promovendo o desenvolvimento económico com justiça social.

Para Salgado Almeida estas estas propostas “não só são exequíveis, como urgentes, para garantir que viver e trabalhar nos Açores não seja sinónimo de empobrecimento e precariedade”.

Além da reunião com a CGTP-IN, a comitiva da CDU Açores teve encontros com trabalhadores de vários setores, bem como com a população faialense, “reforçando o compromisso da CDU com uma política de proximidade e de intervenção concreta na vida das pessoas”, refere a nota de imprensa.