CCIAH elogia plano de poupança de 30 milhões e destaca liderança de Duarte Freitas

Hoje 15:33 — Maria Andrade

A Câmara de Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo (CCIAH) elogiou a coragem, visão e determinação do Secretário Regional das Finanças, Duarte Freitas, após o anúncio de um plano de poupança que prevê reduzir em 30 milhões de euros as despesas da Administração Regional, no âmbito da apresentação do Plano e Orçamento para 2026.

A Direção da CCIAH considera que a decisão é “um ato de responsabilidade política e de liderança estratégica, num momento em que a Região enfrenta os efeitos de longos anos de estagnação económica e social”, lê-se no comunicado de imprensa.

Para a CCIAH, a aposta numa gestão pública mais eficiente, centrada na contenção da despesa corrente e na valorização do investimento produtivo, traduz a visão que tem defendido para alterar o paradigma económico que considera ter contribuído para que os Açores se tornassem “a região mais pobre do país e da Europa”.

No comunicado, a Direção tece críticas ao modelo seguido nas últimas décadas, apontado a expansão da máquina administrativa e a dependência da despesa pública como fatores limitantes da iniciativa privada.

“Ao contrário, o caminho agora proposto por Duarte Freitas, centrado na disciplina orçamental, na boa gestão dos recursos e no reforço do papel do setor empresarial, é o único que pode devolver aos Açores a confiança, o crescimento e a dignidade económica que a nossa Autonomia exige.”, afirma o comunicado.

A CCIAH sublinha ainda a importância da intenção anunciada de avançar com um plano de privatizações e de venda de imóveis públicos, considerando tratar-se de um passo decisivo para recentrar o papel do Governo na gestão eficiente do bem comum, “deixando ao setor privado o papel de motor da economia”.

Deixa o apelo a que todos os membros do Governo Regional sigam a mesma visão “com a mesma determinação”, defendendo que apenas uma ação coordenada permitirá combater o despesismo público e criar condições para um crescimento económico e social.

Reafirmando o seu compromisso com a mudança, a CCIAH declara total disponibilidade para colaborar com o Governo Regional na concretização desta estratégia, garantindo que o setor empresarial açoriano está preparado para assumir um papel ativo através da inovação, da exportação e da criação de emprego qualificado.

No final, reforça o seu alinhamento com a visão reformista do Secretário Regional das Finanças e do Governo, defendendo que apenas uma governação financeiramente responsável e orientada para a criação de riqueza poderá devolver aos Açores o lugar que entende ser merecido na economia nacional e europeia.