Autor: AO Online
“O investimento na área socioeducativa tem sido prioridade máxima no exercício da governação municipal de Ponta Delgada”, afirmou a presidente da autarquia, citada em nota, acrescentando que “toda e qualquer despesa pública na educação é o melhor investimento no presente e no futuro”.
O município tem, com efeito, dentro das suas competências, “procurado valorizar e dignificar todo o universo escolar, num percurso pautado pelo diálogo com os demais parceiros educativos”, sustentou Maria José Duarte, que encara a Carta Educativa de Ponta Delgada como “um documento que se apresenta como uma pedra basilar da intervenção estratégica autárquica no domínio da educação”.
Recorde a mesma nota que a Carta Educativa foi concebida como um instrumento de planeamento e ordenamento prospetivo de edifícios e equipamentos educativos de responsabilidade municipal, organizada de acordo com as ofertas de educação e formação que seja necessário satisfazer, tendo em vista a melhor utilização dos recursos educativos no quadro do desenvolvimento demográfico e socioeconómico do município.
Na reunião do Conselho Local de Educação foi também aprovada a ata da última reunião deste órgão (18 de junho de 2019) e partilhadas informações sobre as atividades educativas desenvolvidas pelo município nas escolas.
Foram ainda partilhados e sujeitos a votação os contributos dos parceiros educativos em relação à Carta Educativa.
A autarca lembrou as obras mais relevantes no ano de 2019/2020 no edificado escolar, como as intervenções na EB1/JI dos Milagres (1 milhão e 326 mil euros), na EB1/JI de São Pedro (3 milhões e 964 mil euros) e na EB1/JI de Santa Bárbara (77 mil euros).
Refira-se que a Câmara Municipal de Ponta Delgada candidatou as obras na EB1/JI dos Fenais da Luz ao PO 2020, mas a candidatura foi chumbada.