Carga horária de História e Geografia vai aumentar nos 7º e 9º anos

12 de dez. de 2011, 07:34 — Lusa/AO Online

Fonte oficial do Ministério da Educação e Ciência (MEC) adiantou à agência Lusa que a proposta contempla um aumento da carga horária das disciplinas de História e Geografia nos 7.º e 9.º anos do 3.º ciclo do ensino básico, em um tempo letivo semanal, no seu conjunto. Atualmente, para estas duas disciplinas, existem quatro tempos letivos semanais no 7.º ano e cinco tempos letivos semanais no 9.º ano. Segundo a proposta do MEC, a partir do próximo ano letivo haverão cinco tempos letivos semanais no 7.º ano e seis tempos letivos semanais no 9.º ano para as duas disciplinas. Em Julho, a nova equipa do Ministério da Educação e Ciência (MEC) introduziu alterações nos desenhos curriculares, como o reforço a Língua Portuguesa e Matemática e a extinção da Área de Projecto nos 2.º e 3.º ciclos. Na altura, o ministro Nuno Crato sublinhou que estas eram modificações pontuais, sem prejuízo de reformas mais profundas e absolutamente necessárias. As alterações serão aplicadas no próximo ano letivo (2012/2013), mas antes estarão em discussão pública a partir de hoje e durante cerca de um mês e meio. Aquando da sua ida ao Parlamento, a 17 de novembro, Nuno Crato, prometeu apresentar medidas e sujeitá-las a um alargado debate, sublinhando que “a dispersão curricular” é “inimiga da qualidade”, referindo que o objetivo era recentrar a aprendizagem nas disciplinas centrais, como o Português e a Matemática. “Acabar com História e Geografia só por cima do nosso cadáver, isso são especulações”, garantiu na ocasião. Outras disciplinas que deverão ser objeto de alterações são Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Educação Visual e Tecnológica (EVT). Quanto a TIC, Nuno Crato já disse que entende que alunos do 9º ano já têm conhecimentos suficientes de informática. Antes da apresentação à comunicação social o MEC vai apresentar a proposta ao Conselho dos Diretores de Escolas, associações de professores e sociedades científicas a proposta de Revisão da Estrutura Curricular.