s
Campeão português garante de imediato cerca de 40 milhões de euros

O título de campeão da I Liga de futebol garantirá de imediato um valor perto dos 40 milhões de euros (ME) ao vencedor, devido à entrada direta na fase de liga da próxima edição da Liga dos Campeões


Autor: Lusa/AO Online

Empatados na liderança do campeonato, com 79 pontos, Sporting e Benfica lutam pelo título no plano desportivo, mas também no plano financeiro, com a vitória na competição nacional a assegurar a única vaga direta lusa na principal prova europeia de clubes.

Ao contrário da presente época, em que o primeiro e segundo classificados - que foram precisamente Sporting e Benfica - entraram diretamente na fase de liga, o segundo colocado da I Liga terá agora de ultrapassar a terceira pré-eliminatória e o play-off para poder arrecadar os milhões distribuídos pela UEFA.

No início desta época, os ‘encarnados’ receberam de imediato 43,17 ME, com os ‘leões’ a arrecadarem 36,17 ME, numa diferença monetária que se cifra em várias variáveis, tais como o ranking desportivo a cinco e 10 anos ou o valor de mercado.

Todas as 36 equipas apuradas para a fase de liga recebem um valor fixo de 18,62 ME, aos quais acrescem as tais variáveis, em que o Benfica, com melhor coeficiente do que o Sporting no ranking da UEFA, poderá arrecadar mais dinheiro de entrada.

Sendo ainda impossível de calcular o valor exato definido pelas variáveis, uma vez que se desconhecem todos os participantes na fase de liga da prova ‘milionária’, a cifra será aproximadamente idêntica à que os dois emblemas receberam este ano.

Na presente edição da Liga dos Campeões, devido às variáveis relacionadas com o desempenho, o Benfica totalizou 71,435 ME e foi o 14.º clube que mais recebeu, enquanto o Sporting amealhou 48,984 ME e ficou em 24.º nessa contagem global.

As ‘águias’ alcançaram os oitavos de final da competição, sendo eliminadas pelos espanhóis do FC Barcelona, ao passo que a equipa ‘verde e branca’ se ficaria pelo play-off de acesso aos 'oitavos', frente aos alemães do Borussia Dortmund.

Tal como nesta temporada, que ficou marcada pela alteração de formato das três provas europeias, os clubes vão arrecadar 2,1 ME por cada vitória na fase de liga, composta por um total de oito encontros, com cada empate a valer 700 mil euros.

Na fase a eliminar, cada clube recebe um milhão de euros pela presença no play-off de acesso aos oitavos de final, 11 ME pelos ‘oitavos’, 12,5 ME pelos quartos de final, 15 ME pelas meias-finais e 18,5 ME pela final, com 10,5 ME reservados para o vencedor.

Apesar da igualdade pontual na I Liga, o Sporting parte para a derradeira jornada a depender apenas de si, devido à vantagem no confronto direto com o ‘eterno’ rival lisboeta, bastando-lhe fazer igual ou melhor resultado para se sagrar campeão.

O Sporting recebe o Vitória de Guimarães, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, ao passo que o Benfica visitará o reduto do Sporting de Braga, em jogos disputados à mesma hora, a partir das 17h00 de sábado, da 34.ª e última ronda do campeonato.