Campeão olímpico Michael Phelps de férias no Algarve
O nadador norte-americano Michael Phelps está a passar uns dias no Algarve, depois de ter deixado Pequim com oito medalhas de ouro, estadia que antecede uma paragem em Londres, cidade onde deverá participar numa cerimónia pública

Autor: Lusa/AO online
Fonte ligada à cadeia hoteleira Hilton confirmou à Lusa que o campeão olímpico se encontra alojado com amigos e um irmão em Vilamoura desde quinta-feira e que deverá permanecer até domingo.

    Michael Phelps terá viajado de avião desde Pequim, na China, até uma capital europeia, de onde terá depois estabelecido uma ligação a Lisboa, tendo depois chegado ao Algarve de carro.

    De acordo com o "site" do jornal britânico "Telegraph", o atleta deverá participar domingo numa cerimónia em Londres que assinala o facto da cidade ser a anfintriã dos próximos Jogos Olímpicos, em 2012.

    Antes de ir para a capital britânica, Phelps terá eleito o Hotel Hilton de Vilamoura para passar uns dias, depois da cadeia norte-americana ter colocado à sua disposição uma lista de possíveis hotéis.

    "A Hilton International deu-lhe uma lista e ele escolheu este hotel", disse à Lusa fonte ligada à cadeia hoteleira, que acrescenta que a reserva, de sete quartos, foi feita noutro nome.

    Um jornal britânico e outro australiano mencionam nos seus "sites" a intenção de Phelps de passar uns dias no Algarve, dada a proximidade e por ocasião da sua presença em Londres, no domingo.

    A mesma fonte diz que Michael Phelps deu indicações para não ser tratado pelo nome, provavelmente para evitar ser reconhecido, mas conta que o atleta tem dado autógrafos, apesar de recusar tirar fotografias com os fãs.

    O medalhado atleta olímpico conseguiu, nos Jogos Olímpicos de Pequim2008, arrecadar oito medalhas de ouro numa só participação, batendo o recorde do seu compatriota e também nadador Mark Spitz, conseguido em Munique1972.

    No Algarve, está acompanhado de um irmão e um grupo de amigos de nacionalidade canadiana, revelou a mesma fonte, acrescentando que o atleta se faz ainda rodear de um corpo de segurança pessoal.

    A mesma fonte diz ainda que Phelps está a ser acompanhado por uma equipa de televisão, que se supõe estar a realizar um documentário sobre o atleta, e que o atleta já fez uma incursão na noite algarvia.

    Michael Phelps terá alegadamente reservado só para o seu grupo - que a mesma fonte afirma ser de menos de dez pessoas -, um restaurante de luxo situado no interior do Hilton de Vilamoura.

    Na noite de quinta-feira terá estado em discotecas e bares da zona de Vilamoura e Albufeira, sendo transportado por um táxi de turismo, que estará à sua disposição 24 horas por dia, diz a mesma fonte.