Campanha dos tunídeos retomada em outubro nos Açores
A campanha dos tunídeos, suspensa em agosto nos Açores devido à interrupção da passagem de atuns pelos mares do arquipélago, foi retomada no início deste mês, com a pesca de voador, patudo e bonito.

Autor: Lusa/AO online

Segundo revelou hoje fonte do Programa de Observação para as Pescas dos Açores (POPA), alterações na rota migratória dos tunídeos no Atlântico permitiram a realização de capturas a partir dos primeiros dias de outubro nas áreas das ilhas de Santa Maria, Faial e Pico.

O “regresso” dos tunídeos aos mares açorianos levou já ao retorno ao arquipélago de, pelo menos, cinco embarcações que se tinham deslocado para a Madeira, adiantou a mesma fonte.

A quebra de rendimentos da safra do atum, devido sobretudo à ausência do patudo e do bonito nas águas das ilhas nos últimos dois meses, refletiu-se num recuo da pesca descarregada nos portos açorianos de 19 por cento até setembro.

Segundo o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), nos primeiros nove meses do ano, o volume de pescado entregue em lota no arquipélago caiu de 14,4 mil para 11,7 mil toneladas, em resultado da quebra de capturas da campanha dos tunídeos, iniciada em fevereiro.