Campanha alerta que 70% das urgências por gripe em dezembro envolveram crianças
6 de out. de 2025, 16:28
— Lusa/AO Online
A campanha “Não deixe a gripe estragar a
festa” visa sensibilizar pais, educadores e cuidadores para o impacto da
gripe nas crianças e adolescentes, apelando à promoção de
comportamentos preventivos, como higiene das mãos, etiqueta respiratória
e ventilação dos espaços fechados.Segundo
os promotores da iniciativa, 88% dos internamentos por gripe em idade
inferior a 5 anos, em Portugal, ocorrem em crianças saudáveis.“Embora
na maioria dos casos a evolução da gripe seja favorável, as crianças
estão em risco de desenvolver complicações bacterianas como otite média
aguda, sinusite e pneumonia, que contribuem para um aumento da
prescrição de antibióticos, sublinham.Referem
ainda que cerca de 70% dos episódios de urgência por síndrome gripal
registados no início da época da gripe de 2024 ocorreram em crianças e
adolescentes, “revelando o peso significativo desta doença nesta
população”.As organizações salientam ainda
que “a gripe em idade pediátrica não é apenas um problema clínico: é
também um desafio social e económico”. “As
crianças têm cinco vezes mais probabilidade de contrair gripe fora do
agregado familiar e o dobro da probabilidade de a transmitir dentro de
casa, resultando numa estimativa de 195 dias de trabalho perdidos por
cada 100 crianças com menos de três anos”, elucidam.A
campanha tem como mascote a personagem Viroco, “o especialista em
estragar a festa”, que protagoniza os materiais da campanha, convidando
pais e crianças a testarem os seus conhecimentos sobre gripe pediátrica e
a adotarem medidas simples para evitar a propagação do vírus de forma
lúdica e educativa.Este ano, a campanha
adota um formato multiplataforma com presença na rádio, na imprensa, nas
redes sociais e no ‘site’ www.gripeinfantil.pt, onde é possível
encontrar informações práticas, testes interativos e conselhos validados
por especialistas.“Esta presença
transversal pretende chegar às famílias com informação clara, prática e
acessível, desmistificando mitos sobre gripe em idade pediátrica e
promovendo comportamentos preventivos, como higiene das mãos, etiqueta
respiratória e ventilação dos espaços fechados”, destacam.A
campanha resulta da colaboração entre a Associação Nacional das
Farmácias, a Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, a
Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados de Saúde Primários, a
Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, a Associação de
Unidades de Cuidados na Comunidade, as Farmácias Portuguesas, a
Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica e a
AstraZeneca.