Câmara decide abater árvore notável por risco de queda iminente

A Câmara Municipal de Ponta Delgada informou ontem que decidiu abater e remover uma árvore - uma Nolina (Beaucarnea recurvata), na rua Nova da Misericórdia, freguesia de São Pedro, por causa do risco elevado de queda iminente.


Autor: Paula Gouveia

Segundo nota da autarquia, no dia 30, “o Serviço Municipal de Proteção Civil alertou a Divisão de Desenvolvimento e Monitorização de Equipamentos Municipais para uma situação de perigo iminente envolvendo um exemplar botânico notável, (...) de elevado interesse e valor dado o seu majestoso porte, idade e beleza”. E, na sequência desse alerta, “os serviços da autarquia deslocaram-se ao local e constataram que, na sequência da chuva intensa dos últimos dias, surgiu a abertura de uma cratera com cerca de 0,50 m de altura, por baixo do referido exemplar, além do apodrecimento e destaque do sistema radicular em mais de 50% e uma inclinação significativa do tronco”.

Foi solicitada a presença de um representante da Direção Regional dos Serviços Florestais e, durante a visita ao local, foi decidido proceder, de imediato, ao seu abate, “face ao risco elevado de queda iminente”, e por estar em risco a segurança de pessoas e bens, não havendo forma de salvaguardar a árvore. A Câmara vai proceder à replantação de preferência de um exemplar da mesma espécie.