Autor: Lusa/AO Online
A proposta de orçamento da autarquia liderada por Bárbara Chaves foi aprovada por maioria, em reunião de câmara, com os votos a favor do PS e abstenção do PSD, segundo adianta o município, em nota de imprensa.
O valor do orçamento em 2024 da autarquia de Vila do Porto foi de 10,5 milhões de euros.
Para o executivo municipal, este é um orçamento que "responde às necessidades dos marienses, num valor superior a 11,5 milhões de euros".
O documento será ainda discutido e votado na Assembleia Municipal, durante o mês de dezembro.
Entre as medidas a executar em 2025, a autarquia de Vila do Porto destaca como prioridades os investimentos na habitação, no âmbito do 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, bem como na reabilitação de moradias degradadas, prevendo um montante de 2,8 milhões de euros.
Ao nível do setor da água, o município de Santa Maria prevê a construção de um furo para captação de água na freguesia de Santo Espírito com um montante previsto de 570 mil euros e a construção de reservatório de água no lugar do Aeroporto, com um valor previsto de 500 mil euros, a par da reabilitação da rede de águas do concelho.
Está prevista ainda a requalificação dos edifícios escolares, propriedade do município, com um montante previsto de 450 mil euros, e a requalificação da rede viária do concelho com um valor estimado de 700 mil euros.
Na nota, a autarquia refere que defende "uma política de proximidade com
os cidadãos", salientando que os eixos prioritários "vão ao encontro da
ação do poder local", atuando em áreas como a habitação, o saneamento
básico, os resíduos, as vias rurais e urbanas, a par dos investimentos
de âmbito social, cultural e ambiental.