Câmara da Praia da Vitória com promoção turística focada na natureza e qualidade ambiental
21 de fev. de 2019, 12:28
— Susete Rodrigues/AO Online
Em conferência de imprensa, Tibério Dinis, presidente
da Câmara Municipal da Praia da Vitória e Tiago Ormonde, vereador
responsável pela pasta do turismo, destacaram “um novo ciclo de
promoção turística do concelho”, salientando uma certa
“complementaridade” com o concelho vizinho de Angra do Heroísmo,
para em conjunto promoveram a ilha Terceira, e apelando “à
necessidade de estabilidade dos mercados emissores” de turistas
para a ilha.
De acordo com nota de imprensa, na ocasião, Tibério
Dinis lembrou as apostas que não correram tão bem no passado, “como
a que se chegou a fazer na Alemanha”, para sublinhar a importância
da “estabilidade dos mercados”, na ótica de que não se pode
estar sempre sem saber se os principais mercados são Portugal
Continental, Espanha, EUA ou outros.
“Quando falamos de turismo, temos que falar de
acessibilidades e transportes. Quando nós definimos, localmente, uma
estratégia de promoção turística fazemo-lo baseados naqueles que
são os mercados emissores de turistas. Qualquer empresa ou
município, quando desenvolve a sua estratégia de promoção,
precisa fundamentalmente de estabilidade nos mercados emissores
porque se vamos investir em promoção nestes mercados, precisamos
ter a certeza que o investimento terá retorno”, afirmou o edil.
Tibério Dinis diz que tem havido esta preocupação “em
todos os fóruns” onde a Câmara Municipal tem assento, lembrando a
recente reunião do Conselho de Ilha da Terceira, por exemplo.
As preocupações não se ficam apenas pelos
transportes, uma vez que, sublinha o autarca, a “estratégia de
promoção do destino turístico Terceira está presente no trabalho
conjunto que as Câmaras Municipais da Praia da Vitória e Angra do
Heroísmo tem vindo a desenvolver”. Um exemplo prático é o facto
de, pela primeira vez, este ano, ambos os concelhos vão estar juntos
na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) – a maior feira turística de
Portugal.
Quanto à promoção turística da Praia da Vitória, em
concreto, o presidente do município sublinhou que “este executivo
camarário tem adotado uma estratégia contínua na promoção
turística do concelho, focada numa pessoa, nomeadamente, Rui Caria,
produtor e realizador dos filmes promocionais da Praia da Vitória,
para que haja uma linguagem comum na estratégia de promoção, mas
que seja diferenciada em termos de produtos a oferecer todos os
anos”.
Tibério Dinis recordou que no ano passado “apresentamos
um vídeo muito focado no centro histórico da Praia da Vitória e
este ano damos destaque à natureza. Não promovemos só a
contemplação, queremos demonstrar o que a Praia da Vitória tem
para oferecer ao nível de novas e marcantes experiências. Nós
(Câmara Municipal) fazemos a promoção, mas o grande trabalho é
das empresas sediadas na Praia”.