Buraka Som Sistema e Sam The Kid nomeados para prémio europeu de música
Os Buraka Som Sistema e o rapper Sam the Kid estão nomeados, pelo segundo ano consecutivo, para os Prémios Europeus de Música da MTV, cuja 15ª edição se realiza em Novembro em Liverpool, Reino Unido.

Autor: Lusa/AO online
Segundo a MTV Portugal, que atribui o prémio regional à melhor banda portuguesa, os cinco nomeados para a edição deste ano são os Buraka Som Sistema, o rapper Sam The Kid, a cantora Rita Redshoes, os Vicious Five e o músico Slimmy.

    Este ano há novas regras na atribuição do prémio.

    O vencedor, que será escolhido pelo público da MTV Portugal através de uma votação no site www.mtv.pt/ema, será anunciado a 13 de Outubro, três semanas antes da cerimónia de entrega dos prémios, em Liverpool, marcada para 06 de Novembro.

    Depois de conhecido, o vencedor português será então candidato ao prémio "Artista Favorito da Europa", ao qual concorrem os artistas de cada um dos canais regionais da MTV, 23 no total. O nome do eleito só será divulgado em Liverpool.

    Os Buraka Som Sistema, que se preparam para lançar o álbum "Black Diamond", e o rapper Sam the Kid, voltam a estar nomeados este ano, depois de terem sido escolhidos em 2007.

    A eles juntam-se Rita Redshoes, que se estreou este ano a solo com "Golden Era", o grupo punk-rock Vicious Five, que editou "Sounds like Trouble", e o projecto de electrónica de Slimmy, músico português radicado em Londres.

    Quanto à edição deste ano dos Prémios Europeus de Música, sabe-se que decorrerá no Echo Arena em Liverpool, Capital Europeia da Cultura.

    Os nomeados nas oito principais categorias, que premeiam, por exemplo, o álbum do ano, a melhor banda ao vivo e o melhor grupo, serão conhecidos este mês.

    A cerimónia será transmitida em directo pela MTV Portugal, estação de televisão que cumpre em 2008 cinco anos de existência.

    Lisboa acolheu esta mesma cerimónia em 2005, juntando-se a outras cidades como Londres, Paris, Roma e Munique.

    Entre os artistas portugueses que já venceram edições anteriores do prémio regional da MTV contam-se os Da Weasel, Moonspell e os The Gift.