s
Espanha/Cheias
Bruxelas em contacto com Madrid para “qualquer ajuda adicional”

A Comissão Europeia anunciou estar em contacto permanente com as autoridades de Espanha para “canalizar qualquer ajuda adicional necessária” da União Europeia (UE) em resposta às cheias no país, após Portugal ter enviado auxílio


Autor: Lusa/AO Online

“Na sequência da ativação do mecanismo de proteção civil da UE por parte de Espanha, este fim de semana, em resposta às inundações devastadoras que assolaram o país, França e Portugal mobilizaram imediatamente máquinas e veículos de gestão de resíduos para apoiar as operações nas zonas afetadas”, indica o executivo comunitário em comunicado.

“Outros países europeus também se ofereceram para ajudar e a Comissão está em contacto permanente com as autoridades espanholas para canalizar qualquer ajuda adicional necessária”, acrescenta.

Citado num comunicado, o comissário europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarčič, assinala que Bruxelas está “determinada a fazer tudo para ajudar Espanha”.

“Gostaria de agradecer à França e a Portugal pela sua resposta eficaz ao pedido urgente de ajuda de Espanha na sequência das inundações devastadoras. O seu apoio à gestão dos resíduos e aos esforços de reconstrução, bem como as ofertas de assistência de outros Estados-membros, demonstram a forte solidariedade no seio da UE e garantem que a Espanha dispõe dos recursos necessários para a sua reconstrução”, salienta o comissário europeu da tutela.

Desde 29 de outubro, o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da Comissão Europeia tem apoiado Espanha com o serviço de cartografia rápida Copernicus, tendo feito até agora 31 mapas para a delimitação das inundações e a avaliação dos danos.

O governo regional da Comunidade Valenciana, em Espanha, pediu na segunda-feira meios ao resto do país para desobstruir de lodo e água a rede de saneamento e evitar "problemas graves de saúde pública", após as inundações de 29 de outubro.

Duas semanas após as inundações, em que morreram mais de 220 pessoas, continuam os trabalhos de limpeza das zonas afetadas e sucedem-se os alertas e recomendações às populações por temor a problemas de saúde pública.

As inundações no sudeste de Espanha na semana passada causaram danos em 78 municípios, 75 dos quais na região autónoma da Comunidade Valenciana, segundo dados atualizados pelo Governo espanhol.