Bruxelas aprova subvenção de 12 ME e 122,5 ME em apoio à liquidez da SATA
30 de abr. de 2021, 17:42
— Lusa/AO Online
“A
Comissão Europeia aprovou 12 milhões de euros em apoio português a
favor da SATA Air Açores, como compensação pelos danos sofridos em
consequência direta das restrições de viagem impostas devido ao surto do
coronavírus”, lê-se em comunicado publicado pelo executivo comunitário.
A Comissão refere ainda que foram também
aprovados “até 255,5 milhões de euros em apoio à liquidez”, em
referência a dois pacotes distintos de auxílios estatais: um pacote de
133 milhões de euros, já aprovado pelo executivo comunitário em agosto
de 2020, e outro no valor de 122,5 milhões de euros, solicitado pelo
Governo português, com o “objetivo de fornecer às companhias aéreas
recursos suficientes para fazer face às suas necessidades urgentes e
imediatas de liquidez até ao final de Novembro de 2021”. No
que se refere à aprovação dos 12 milhões de euros a fundo perdido, o
executivo comunitário destaca que, ao abrigo do Tratado sobre o
Funcionamento da UE, a Comissão “pode aprovar auxílios estatais” para
setores que sofreram danos “causados por circunstâncias excecionais”. Tendo
em conta que a atual pandemia de covid-19 é uma “circunstância
excecional”, o executivo destaca que “verificou, em particular, que a
medida portuguesa irá compensar os danos diretamente relacionados com o
surto de coronavirus” provocados ao grupo SATA.“A
Comissão constatou igualmente que a medida é proporcional, uma vez que a
compensação não excede o que é necessário para reparar os danos. Nesta
base, a Comissão concluiu que a medida portuguesa está de acordo com as
regras da UE em matéria de auxílios estatais”, frisa. No
referente aos 122,5 milhões de euros em apoio à liquidez, que tomarão a
forma de “garantia pública de empréstimos temporários ou empréstimos
públicos”, o executivo destaca que os fundos irão servir para permitir
que a SATA continue a “fornecer serviços essenciais, incluindo rotas
sujeitas a ‘obrigações de serviço público, e serviços de interesse
económico geral para os aeroportos locais, assegurando a conectividade
da região ultraperiférica dos Açores”. Abordando
ainda o procedimento aberto pela Comissão Europeia para Portugal provar
que os três aumentos de capital recentes na transportadora açoriana não
foram ajudas de Estado, o executivo sublinha que essa “investigação”
foi “prolongada”. Segundo o comunicado, a
Comissão continua a ter dúvidas relativamente à “proporcionalidade do
auxílio de restruturação, dado que a contribuição da SATA para os custos
da sua reestruturação é inferior a 50% e que, por conseguinte, o
auxílio à reestruturação não parece estar limitado a um mínimo”. Além
disso, o executivo diz também ter reticências quanto ao “período de
tempo do plano de restruturação” e ao “cumprimento do princípio ‘uma
vez, última vez’, segundo o qual empresas com dificuldades financeiras
podem receber auxílios para a reestruturação apenas uma vez durante um
período de 10 anos”. Em comunicado, a
vice-presidente da Comissão Margrethe Vestager considerou que as medidas
hoje aprovadas, no valor de quase 270 milhões de euros, permitem que
Portugal preste apoio imediato à SATA Air Açores e à Azores Airlines
para assegurar a continuidade das ligações aéreas dentro e para os
Açores”. “Ao mesmo tempo, prolongámos a
investigação em curso relativa ao cumprimento das medidas passadas a
favor das companhias aéreas. Neste contexto, manteremos o contacto
estreito com as autoridades portuguesas”, afirma a comissária. As
duas transportadoras da SATA (a SATA Air Açores, que viaja dentro do
arquipélago, e a Azores Airlines) fecharam o terceiro trimestre de 2020
com prejuízos de 61 milhões de euros, valor superior aos 38,6 milhões
negativos do período homólogo de 2019. A
operação da SATA em 2020, à imagem da globalidade das transportadoras
aéreas, foi fortemente condicionada pela pandemia de covid-19, tendo a
empresa parado a operação durante a maior parte do segundo trimestre do
ano.Todavia, os prejuízos globais do grupo
açoriano haviam já sido de 53 milhões de euros em 2019, valor em linha
com a perda registada em 2018.A SATA pediu
recentemente um auxílio estatal de 133 milhões de euros, operação
aprovada por Bruxelas e que segue em paralelo com o plano de
reestruturação.No entanto, a Comissão
Europeia abriu um procedimento para Portugal provar que os três aumentos
de capital recentes na transportadora açoriana não foram ajudas do
Estado.