Autor: Arthur Melo
Tomas Hermes sagrou-se vencedor do SATA Airlines Azores Pro, que terminou na tarde deste sábado na praia de Santa Bárbara, na cidade da Ribeira Grande, batendo na final o australiano Adam Melling, numa derradeira 'bateria' com grande emotividade.
O campeão brasileiro de 2011 aproveitou os primeiros segundos para obter alguns pontos que lhe dessem uma vantagem confortável, conseguindo-o bem cedo, já que ao longo dos 35 minutos da final obrigou o surfista australiano - que muitos comparam com o compatriota Mick Flanning, no estilo de surfar - a ter de arrancar uma pontuação na casa dos oito pontos.
Melling acusou a pressão a que bem cedo ficou sujeito, cometeu alguns erros na escolha de ondas quando detinha a prioridade e acabou por dar uma vitória bem tranquila a Hermes, surfista que poucos apostariam numa sua presença na final da prova.
O norte-americano Kolohe Andine e o australiano Mitch Crews repartiram a terceira posição.
Na sua terceira participação nos Açores, Tomas Hermes obteve a sua primeira vitória numa competição do circuito mundial de qualifcação, sucedendo assim ao compatriota Messias Felix e tornando-se no terceiro brasileiro a vencer a prova organizada pela Daaz Events.