Saúde
Bolsa de investigação na área da paramiloidose
A Sociedade Portuguesa de Neurologia, apoiada pela farmacêutica FoldRx/Pfizer, lançou uma bolsa de investigação na área da paramiloidose, mais conhecida por doença dos pezinhos, que em Portugal, líder mundial no número de casos, afecta cerca de 1500 pessoas.

Autor: Lusa/AO online
Em comunicado, a Sociedade Portuguesa de Neurologia refere, sem mencionar o montante, que a bolsa "Corino de Andrade" vai permitir que dois médicos desenvolvam investigação clínica e prestem cuidados de saúde aos doentes afectados

A bolsa, com duração de um ano e renovável até três anos, é dirigida a internos de neurologia e a neurologistas que tenham terminado a especialização, bem como a especialistas de outras áreas médicas que se relacionem com a paramiloidose.

Os bolseiros vão trabalhar no Hospital de Santo António, no Porto, e no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

A doença dos pezinhos é uma patologia rara e hereditária, que afecta o sistema nervoso periférico, nas vertentes motora, sensitiva e autonómica.

Manifesta-se por volta dos 30 anos, atingindo inicialmente os membros inferiores, com a diminuição da sensibilidade, da capacidade motora e da regulação de vários órgãos. Se não for tratada, a doença é fatal ao fim de cerca de 11 anos.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Neurologia, existem 10 a 19 mil doentes com paramiloidose em todo o mundo, sendo Portugal o país com maior prevalência de casos, perto de 1500. Todos os anos, surgem no país cem novos casos.