Bolieiro destaca políticas públicas que criam motivação e inovação no ensino açoriano
11 de mai. de 2023, 17:03
— Lusa
O
chefe do executivo açoriano de coligação PSD/CDS-PP/PPM falava em
declarações aos jornalistas, após assistir a uma aula de pensamento
computacional, na EB1/JI dos Flamengos, no concelho da Horta, na ilha do
Faial.José Manuel Bolieiro sublinhou que o
executivo açoriano está a trabalhar para "o sucesso educativo" no
ensino, recordando a aprovação por unanimidade na Assembleia Legislativa
Regional, na quarta-feira, do novo Estatuto do Pessoal Docente da
Educação Pré-escolar e dos Ensinos Básico e Secundário, fazendo justiça
no desenvolvimento da carreira dos professores.Relativamente
ao sucesso educativos dos alunos, o presidente do Governo Regional
salientou a implementação de projetos pedagógicos inovadores, como é o
caso do pensamento computacional, que apela "à lógica e à dedução na
aprendizagem" e cria "espírito de equipa e de partilha". "Estamos
a desenvolver nas nossas escolas um pensamento computacional como um
elemento muito importante, e cientificamente comprovado, para a
capacitação da aprendizagem. E, desde logo, com isto também ter um
exercício pedagógico para o sucesso educativo", sublinhou José Manuel
Bolieiro, destacando "o bom entusiasmo" que professores e alunos estão a
demonstrar em relação ao projeto.O projeto é de caráter facultativo e é implementado no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.A
implementação do pensamento computacional iniciou-se pelo 1.º ciclo e
permite promover o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos
alunos, bem como o espírito crítico e a criatividade.José
Manuel Bolieiro acrescentou que a aposta logo no 1.º ciclo ajuda também
a disponibilizar ferramentas essenciais junto dos alunos para "maiores
exigências dos anos seguintes" no ensino.Ainda
de acordo com o presidente do Governo Regional, no primeiro ano de
implementação (2021/2022) foi dada formação a todos os professores que
aderiram ao projeto e foram criadas ferramentas para serem utilizadas
com os alunos.A partir do segundo ano de
implementação (2022/2023), o projeto chegou às salas de aula, com os
professores tutores a promoverem atividades lúdico-didáticas junto dos
alunos para desenvolver o raciocínio lógico e dedutivo."Quero
deixar em nome do Governo uma palavra aos professores pelo entusiasmo e
pela capacidade da sua adaptação. E, também a confiança que, com este
sistema, os nossos alunos estarão melhor preparados para, através do
pensamento lógico terem mais capacidades de aprendizagem", sustentou
José Manuel Bolieiro.Por isso, "o Governo tem uma politica estratégica para o sucesso educativo", reforçou.Após
assistir à aula de pensamento computacional, na EB1/JI dos Flamengos,
José Manuel Bolieiro assinalou ainda que "os alunos estão felizes" e os
professores e a escola adaptados a um projeto inovador em termos
pedagógicos que o executivo está a implementar "com entusiasmo".O
pensamento computacional é a formulação de um problema e a chegada à
sua resolução através de processadores de informação, sejam eles
humanos, computadores ou mesmo uma combinação dos dois. Pode ser
aplicado em vários campos do conhecimento, como a música, a gestão, a
comunicação – não sendo exclusivo da programação ou da criação de jogos
de computador.