Bolieiro defende reforço da dimensão atlântica da União Europeia
Hoje 15:29
— Lusa/AO Online
O
chefe do executivo açoriano falava na sessão de
abertura da IX New Space Atlantic Summit, conferência anual organizada
pela Agência Espacial Portuguesa, que decorre no Técnico Innovation
Center, em Lisboa.O social-democrata
sustentou que "a Europa terá mais futuro se se considerar uma Europa
Atlântica", já que o Atlântico representa um ativo estratégico para
afirmar o espaço europeu no plano geopolítico, geoeconómico, científico e
tecnológico."A Europa precisa de gerir as
oportunidades dirigindo-se para o Atlântico", afirmou José Manuel
Bolieiro, citado numa nota divulgada pelo executivo açoriano.O
governante reiterou a visão de transformar os Açores "de uma região de
necessidades numa região de oportunidades", considerando que esta
geração tem condições para liderar essa mudança.Na
sua perspetiva, essa transformação passa por "valorizar integralmente o
território açoriano", não apenas na sua dimensão terrestre, mas também
nas suas componentes marítima, oceânica e espacial, com a ciência, a
tecnologia e a investigação ao serviço do aproveitamento sustentável dos
recursos e da criação de novas oportunidades económicas.José
Manuel Bolieiro alertou igualmente para "a necessidade de a União
Europeia atualizar a sua visão estratégica, considerando que continua
excessivamente centrada nas fronteiras terrestres de leste e em modelos
económicos do passado".Na sua intervenção,
destacou ainda o papel dos Açores como plataforma privilegiada de
ligação entre a Europa e o continente americano, reforçando o
relacionamento transatlântico e projetando a União Europeia para o
oceano, decisivo para o futuro.Por isso,
defendeu a necessidade de a União Europeia desenvolver instituições mais
atentas à sua dimensão atlântica e espacial, com o investimento público
nestes domínios a dever assumir um papel estratégico no futuro europeu.
As grandes transições em curso - a
climática, a energética e a digital - dependem em grande medida,
reforçou, da valorização do Atlântico e do reforço do investimento em
ciência, tecnologia, investigação e gestão do conhecimento.Subordinada
ao tema "A Arquitetura do Poder: Geopolítica na Segunda Era da
Exploração Espacial", a edição de 2026 reúne participantes nacionais e
internacionais da indústria, da academia e do setor público para debater
os novos paradigmas da soberania, da cooperação e da segurança no
domínio do espaço.