s
Eleições Autárquicas
BE defende nova estratégia para os resíduos sólidos urbanos em Ponta Delgada

O candidato do BE à Câmara Municipal de Ponta Delgada, Kol de Carvalho, reivindicou uma nova estratégia para os resíduos sólidos urbanos, que passe, entre outras medidas, pelo reforço dos ecopontos no concelho.


Autor: Lusa/AO online


"A Câmara Municipal de Ponta Delgada precisa, tal como a ilha de São Miguel, de uma nova estratégia para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos", declarou à agência Lusa o candidato independente.

O cabeça de lista foi hoje em campanha, de forma simbólica, a uma das principais artérias da baixa de Ponta Delgada, junto a um ecoponto que "está sempre cheio e a deitar fora lixo", uma situação que se "agudiza com a pressão turística".

Kol de Carvalho defendeu um reforço dos ecopontos, que devem estar "convenientemente higienizados", devendo a recolha do lixo ser feita diariamente, a par da extensão da recolha dos resíduos porta-a-porta, uma proposta do BE que foi aprovada na Assembleia Municipal de Ponta Delgada e que "não foi posta em prática".

O candidato quer gerar uma educação ambiental no maior concelho dos Açores que vise a criação de um espaço que seja sustentável.

"Pretende-se impor uma educação ambiental no sentido de transformar Ponta Delgada numa cidade sustentável ambientalmente", disse.

Para o candidato do BE, torna-se imperioso rever o projeto de incineração, da responsabilidade da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel, uma iniciativa que aquela força política é "frontalmente contra".

"O projeto da incineradora, por exemplo, contemplou a queima de pneus, na ordem das centenas de toneladas. Trata-se de um material perfeitamente reciclável e, portanto, este projeto é absolutamente contra o ambiente", afirmou.

O candidato, que está otimista quando ao resultado do BE domingo, apontou como meta o reforço da representação do BE no município de Ponta Delgada.

São candidatos à Câmara de Ponta Delgada, para além de Kol de Carvalho, o atual presidente, José Manuel Bolieiro (PSD), Vítor Fraga (PS), Bruna Almeida (CDS-PP/PPM), Kol de Carvalho (BE), Rui Teixeira (CDU), Pedro Neves (PAN) e José Azevedo (Livre).