BE/Açores questiona executivo regional sobre atrasos no transporte de mercadorias
1 de ago. de 2024, 15:36
— Lusa/AO Online
No
requerimento enviado ao executivo açoriano através do parlamento
regional, o BE refere que os problemas relacionados com os transportes
de mercadorias pela via marítima “têm-se verificado com maior frequência
nas ilhas do Faial e Terceira”.Segundo o
partido, o relatório de janeiro de 2023 de verificação do cumprimento
das obrigações por parte dos armadores de cabotagem insular a operar
entre o continente e a região, “apresenta dados preocupantes em relação
ao cumprimento das obrigações de serviço público previstas”.“O
relatório em causa, embora tenha avaliado um período de tempo
relativamente curto (entre 01 de janeiro de 2021 e 30 de abril de 2022) e
não tenha identificado evidência inequívoca do incumprimento das
condições a que estão obrigados os armadores que transportam carga na
cabotagem marítima insular, apresenta dados preocupantes, assim como
recomendações”, lê-se num comunicado hoje divulgado pelo BE/Açores.A fonte aponta que há uma “percentagem elevada de atrasos”, mas “apenas alguns são justificados”.“Aliás,
em todas as ilhas, - exceto Corvo para a qual não existem dados -,
verificam-se atrasos superiores a 50% das viagens, destacando-se os
atrasos para as ilhas das Flores (62,5%), do Faial (58,8%) e de Santa
Maria (55,6%). Sendo a média de atrasos superiores a 50% e os atrasos
superiores a um dia de 27,2%, como se pode verificar na tabela 26 do
relatório supramencionado”, acrescenta.No
requerimento enviado ao Governo Regional, o deputado único do BE
açoriano, António Lima, solicita acesso a documentação que “permita
aferir o número de atrasos no transporte de mercadorias para os Açores”.“Quais
as medidas implementadas pelo Governo Regional e outras autoridades
competentes, em sequência do Relatório de Verificação do cumprimento das
obrigações por parte dos armadores de cabotagem insular a operar entre o
continente e a Região Autónoma dos Açores, da Autoridade da Mobilidade e
dos Transportes (AMT), de janeiro de 2023?”, questiona o parlamentar no
documento enviado à Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e
Infraestruturas.O BE/Açores pergunta
também se o executivo solicitou “verificações do cumprimento das
obrigações dos armadores da cabotagem marítima insular posteriormente à
conclusão do relatório da AMT” e que medidas foram implementadas “no
sentido de abreviar potenciais transtornos ou prejuízos económicos dos
agentes económicos que utilizam a cabotagem marítima insular”.