BE/Açores propõe anulação da privatização da SATA Internacional para defender interesse público
9 de abr. de 2024, 17:54
— Lusa/AO Online
“Perante
as conclusões do júri do concurso, e havendo a possibilidade legal de
anular a privatização da SATA, o Bloco de Esquerda considera que a única
forma de proteger a região é anular de imediato o processo”, refere o
partido em comunicado.Segundo a nota, a
iniciativa foi apresentada “com pedido de urgência” para que possa ser
debatida e votada ainda esta semana, na primeira sessão plenária que
decorre até sexta-feira, na Horta, na ilha do Faial, após as eleições
regionais de 04 de fevereiro.O projeto de
resolução que deu hoje entrada no parlamento açoriano “destaca as
reservas do júri do concurso da privatização da SATA Internacional em
relação à capacidade do consórcio vencedor para assegurar a viabilidade
da companhia”.“Considerando a importância
da SATA Internacional e o facto de o processo de privatização, assim
como o único concorrente à aquisição da maioria do capital, não darem
garantias de defesa do interesse público, é urgente anular o processo de
privatização”, refere a proposta do BE.O
júri do concurso público da privatização da Azores Airlines manteve a
decisão de aceitar apenas um concorrente no relatório final, mas admitiu
reservas quanto à capacidade do consórcio Newtour/MS Aviation em
assegurar a viabilidade da companhia."Entregámos
o relatório final. Esse relatório final, no essencial, mantém o que já
estava no relatório preliminar", declarou o presidente do júri, Augusto
Mateus, numa conferência de imprensa no Teatro Micaelense, em Ponta
Delgada, na semana passada.O júri manteve a
nota que tinha sido atribuída à Newtour/MS Aviation (46,69), único
concorrente admitido, e que foi contestada pelo consórcio aquando da
apresentação do relatório intercalar, em outubro de 2023."No
caderno de encargos, a positiva começa com nota de 25 e nota máxima é
100. A nota que atribuímos à proposta é 46,69. Percebe-se que 46,69 está
mais próximo de 25 do que de 100. Não é uma nota muito expressiva.
Chamamos à atenção para isso", afirmou.Na
iniciativa legislativa, o BE/Açores lembra que “foi a SATA Internacional
que garantiu grande parte da conectividade dos Açores ao exterior
sempre que outras companhias aéreas privadas abandonaram ou reduziram
drasticamente as suas ligações”.Por outro
lado, acrescenta, em 2015, “quando a TAP abandonou as rotas sujeitas a
Obrigações de Serviço Público nos Açores, foi a SATA que garantiu a sua
continuidade”.“Os dados mais recentes da
Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) mostram que, em 2023, a SATA
Internacional transportava 39% dos passageiros do Aeroporto de Ponta
Delgada. Um valor muito superior aos 15% da TAP e da Ryanair”,
acrescenta.O BE/Açores refere ainda que
não existem dados relativamente aos restantes aeroportos da região com
ligação ao exterior, “mas a importância da SATA é ainda mais
expressiva”.O partido salienta “o papel
central que a SATA Internacional representa para a mobilidade dos
açorianos e açorianas, para a economia - especialmente para turismo - e
para a autonomia económica da região, e quer impedir uma decisão que
faça com que os custos económicos e sociais para os Açores sejam muito
superiores às dificuldades que o caminho de recuperação da SATA
Internacional tem representado”.O caderno
de encargos da privatização da Azores Airlines prevê uma alienação no
mínimo de 51% e no máximo de 85% do capital social da companhia.