BE/Açores critica falta de anúncio de nova administração para a SATA
30 de abr. de 2024, 12:46
— Lusa
Em
comunicado, o partido lembra que no dia 09 de abril foi noticiado que a
presidente do Grupo SATA, Teresa Gonçalves, apresentou a sua demissão,
juntamente com o administrador financeiro, com efeitos a partir de 30 de
abril.“Salienta-se que se atingiu o dia
30 de abril e, tendo em conta a importância da SATA, a sua difícil
situação e o processo de privatização em curso, o Bloco de Esquerda
considera incompreensível que o Governo Regional ainda não tenha
anunciado a nova administração, podendo ficar o grupo sem administração
numa fase crítica da sua vida”, lê-se.O BE
considera ainda que o atual plano de negócios do Grupo SATA “está a ter
resultados muito negativos que podem levar a companhia aérea a uma
situação de emergência novamente”.“Os
resultados negativos do grupo SATA em 2023, que atingem os 37,6 milhões
de euros (ME) de prejuízo (9,9 ME de prejuízo na SATA Air Açores e 26 ME
de prejuízo na SATA Internacional) são um sinal muito preocupante do
caminho muito perigoso para o qual o Governo Regional de direita leva o
Grupo SATA”, alerta o partido.Para o
BE/Açores, o atual processo de privatização da Azores Airlines/SATA
Internacional (que faz as ligações com o exterior do arquipélago) “tem
de ser travado”, sendo também esta a posição do Sindicato dos
Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA), do Sindicato Nacional do
Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), do Sindicato dos Pilotos da
Aviação Civil (SPAC) e “até mesmo do Conselho de Administração da SATA
cessante”.“Perante tudo isto, é
incompreensível a posição do Governo Regional em manter o atual processo
de privatização, quando tudo indica que este processo se encaminha para
‘enterrar’ a SATA”, segundo a nota.António
Lima, deputado e líder do BE/Açores, considera fundamental haver uma
nova estratégia que tenha em conta o facto de a empresa ser fundamental
para o desenvolvimento dos Açores, uma região ultraperiférica.“A
SATA Internacional é fundamental para a mobilidade dos açorianos e
açorianas, para o desenvolvimento da economia e até mesmo para a
autonomia económica da região”, salientou citado na nota.O
BE recorda que levou este mês ao parlamento açoriano uma proposta para a
anulação imediata da privatização, mas foi rejeitada com os votos
contra da coligação PSD/CDS-PP/PPM, do Chega e da Iniciativa Liberal.O
conselho de administração do Grupo SATA, que se encontra demissionário,
já enviou o seu parecer sobre o processo de privatização da Azores
Airlines ao Governo Regional, manifestando “reservas sobre o consórcio
NewTour MS Aviation e sobre as limitações do concorrente”.O
júri do concurso, liderado pelo economista Augusto Mateus, manteve a
decisão de aceitar apenas um concorrente no relatório final, mas admitiu
reservas quanto à capacidade do consórcio Newtour MS Aviation em
assegurar a viabilidade da companhia.Na
semana passada, a secretária regional da Mobilidade, Berta Cabral, disse
que “o Conselho do Governo é que decidirá e será a breve trecho”.O Grupo SATA detém também, para as ligações entre as ilhas dos Açores, a SATA Air Açores.