Barril de crude cai abaixo dos 39 dólares
As más notícias económicas provenientes dos Estados Unidos na terça-feira fizeram hoje cair novamente os preços do petróleo, com o barril de crude abaixo dos 39 dólares na fraca negociação da véspera de Natal.

Autor: Lusa/AO Online
 O "light sweet crude" para entrega em Fevereiro caiu 45 cêntimos para os 38,53 dólares por barril na negociação electrónica no New York Mercantile Exchange (Nymex).

    As más notícias económicas provenientes dos Estados Unidos e os resultados das empresas nos últimos meses afectaram a confiança dos investidores e fizeram cair os preços do petróleo 74 por cento desde Julho.

    Na terça-feira, o Departamento do Comércio norte-americano anunciou que o ritmo de venda de casas novas é o mais lento desde há quase 18 anos. A desvalorização das casas novas também foi a maior em oito meses.

    O mesmo departamento também anunciou que o Produto Nacional Bruto, um dos maiores indicadores da saúde económica de um país, recuou 0,5 por cento no trimestre Julho-Setembro.

    Alguns economistas acreditam que a queda no período Outubro-Dezembro pode atingir os 6 por cento, o que seria a pior queda trimestral desde 1982.

    À queda do crude no Nymex juntou-se a queda do Brent no ICE exchange, de Londres.

    O analista Stephen Schork, citado pela AP, referiu que o preço do barril de crude Brent caiu "em 79 das últimas 123 sessões... num total de 108,05 dólares por barril", ou seja 73 por cento.

    Hoje o crude Brent para entrega em Fevereiro caiu 1,05 dólares, para os 39,31 dólares/barril, no ICE Futures exchange.