Bancos podem perder até aos 400 mil milhões em 2010
A indústria bancária continua "frágil" e os prejuízos das entidades financeiras poderão chegar aos 400 mil milhões de euros ao longo do próximo ano.

Autor: Lusa/AO Online

"Apesar de vários indicadores de 'stress' financeiro terem regressado aos níveis que tinham antes do início da crise, o sector bancário continua frágil", revelou hoje em Bruxelas o executivo comunitário, na divulgação das suas previsões de Outono.

Segundo a Comissão Europeia, "as eventuais perdas futuras poderão variar entre os 200 e os 400 mil milhões de euros até ao final de 2010 no sector [bancário].

As projecções têm por base um 'stress test' feito pelo Comité dos Supervisores dos Bancos Europeus, cujos resultados foram divulgados a 02 de Outubro, bem como nas previsões do Banco Central Europeu (BCE).

As estimativas sugerem que "o sector financeiro poderá sentir dificuldades em prosseguir a sua função de intermediação e apoio a uma recuperação [económica] sustentável", reforçou a Comissão Europeia.

Já o comissário europeu para os Assuntos da União Monetária Europeia, Joaquin Almunia, admitiu que está à espera de "más notícias" no sector bancário.

"Os mercados financeiros estão a melhorar" e "os 'spreads' estão abaixo dos níveis que foram alcançados antes do colapso do Lehman Brothers em Setembro de 2008. Isto pode mostrar-nos como o mercado financeiro, em geral, está a melhorar", considerou.

"Mas o sector bancário está ainda frágil e o crédito estagnado e estas são as más notícias", alertou, acrescentando que "as movimentações de crédito estão perto do zero e, nalguns casos, em terreno negativo", sublinhou Almunia numa conferência de imprensa em Bruxelas.