Ban Ki-moon saúda assinatura de acordo no Zimbabué

22 de jul. de 2008, 12:19 — Lusa/AO online

“O secretário-geral congratula-se com a assinatura de um protocolo de acordo entre as partes no Zimbabué, que enquadra as discussões oficiais visando acabar com a crise política no país”, afirmou o gabinete de imprensa de Ban em comunicado.     O máximo responsável das Nações Unidas saudou igualmente o presidente sul-africano Thabo Mbeki e a sua equipa de mediação pelos esforços que facilitaram “a assinatura deste acordo”.     Ban Ki-moon garantiu igualmente o empenho da ONU em apoiar os esforços de mediação e convidou todas as partes “a empenhar-se, de boa fé, em conversações sérias que possam levar a uma solução durável para a crise política e responder às necessidades económicas e humanitárias urgentes da população do Zimbabué”.     Por seu lado, os Estados Unidos reagiram prudentemente a este anúncio, considerando que todas as negociações devem reflectir “a vontade do povo do Zimbabué”.     “Apoiamos um processo de negociações que conduza a uma resposta à vontade do povo do Zimbabué”, afirmou um porta-voz do departamento de Estado, Gonzalo Gallegos.     Gallegos destacou a importância de uma “eleição livre, justa e aberta (na qual) todas as partes possam participar sem recear actos de agressão”.     O porta-voz do departamento de Estado acrescentou que Washington continua a “seguir de perto” a situação no Zimbabué.     O presidente zimbabueano Robert Mugabe e o líder da oposição Morgan Tsvangirai assinaram segunda-feira um acordo que os compromete a negociar uma nova ordem política no Zimbabué, país paralisado desde as contestadas eleições presidenciais do fim de Junho.     Os dois dirigentes assinaram o documento num hotel de Harare ao lado do presidente sul-africano Thabo Mbeki, encarregue pela África austral de uma mediação no Zimbabué.