Autor: Carlota Pimentel
Segundo nota publicada no Portal do Governo dos Açores, desde a inauguração dos Balcões da Inclusão da Região, situados em Angra do Heroísmo, Ponta Delgada, Horta e Ribeira Grande, registaram-se cerca de dois mil atendimentos.
O novo Balcão da Inclusão integra-se na EstratégiaRegional para a Pessoa com Deficiência nos Açores (ERIPDA) 2023-2030, que visa combater a exclusão social e promover uma sociedade mais justa e inclusiva.
Citada em nota de imprensa, a secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, considera que “esta é uma das várias boas medidas que constam na ERIPDA, com o objetivo de garantir cobertura geográfica equilibrada, apoio técnico qualificado na Região e assegurar uma cobertura mais próxima das necessidades reais das populações”.
“Os Balcões da Inclusão são mais do que serviços: são sinais visíveis de uma política pública que respeita e promove a dignidade humana”, acrescenta a a secretária regional da Saúde e Segurança Social.
De acordo com o Governo Regional, os profissionais que asseguram o atendimento receberam formação específica ministrada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, através da Direção Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social, garantindo que a informação transmitida é “rigorosa, atualizada e que o atendimento é prestado com qualidade, sensibilidade e respeito”.
“Essa formação é também um reconhecimento da complexidade das questões que envolvem a deficiência e da importância de responder com conhecimento, empatia e compromisso”, avança o comunicado.