Azores Rallye não é pontuável, única e exclusivamente, para o CAR

13 de mar. de 2023, 09:25 — Artur Melo

O presidente do Grupo Desportivo Comercial (GDC) reagiu com surpresa ao comunicado conjunto dos restantes quatro clubes da Região que organizam provas nos Açores, no qual é contestado o apoio de 750 mil euros concedido ao clube micaelense pelo Governo Regional dos Açores. Em comunicado, Clubes Asas de Santa Maria, Terceira Automóvel Clube, Pico Automóvel Clube e Clube Automóvel do Faial consideram que a verba atribuída pelo executivo constitui “uma falta de equidade” por parte do Governo, afirmando que “tendo em conta que este ano as provas organizadas pelo GDC pontuam unicamente para o Campeonato de Ralis dos Açores (CAR), como as dos restantes clubes organizadores de provas de automobilismo na Região, nada justifica que aquele clube receba um apoio que, em média, é 95% superior ao  que recebem os restantes clubes”. Rui Moniz, em declarações ao Açoriano Oriental, começou por sublinhar que o apoio decidido em reunião do Conselho de Governo se destina à realização “de atividades desportivas, na modalidade de automobilismo no ano de 2023” e rebateu os argumentos apresentados pelos outros quatro clubes da Região. O presidente do ‘Comercial’ começou por lembrar que o Azores Rallye não pontua, única e exclusivamente, para o CAR, vincando que a prova está integrada - e pontua - para o  Tour European Rally, uma competição internacional homologada pela Federação Internacional do Automóvel (FIA). “Não há um comparativo  entre o Azores Rallye e as outras provas que integram o campeonato dos Açores”, rematou o dirigente, evocando que a prova continua a ser o único evento desportivo açoriano que dá projeção internacional mediática aos Açores.Ao mesmo tempo, Rui Moniz lembrou que a prova, que se vai correr nos dias 31 de março e 1 de abril, é candidata a integrar o Campeonato de Portugal de Ralis de 2024, sendo a única com este estatuto nos Açores.  O presidente do GDC lembra ainda que o plano de atividades do clube é vasto em realizações ao longo do ano e adianta que a quarta edição do Azores E-Rallye, a realizar nos dias 24 e 25 de junho, para além de ser pontuável para o Campeonato  de Portugal de Novas Energias (CPNE) é, em 2023, prova candidata a integrar no próximo ano o E-Rally Cup FIA, o campeonato da Europa para viaturas elétricas. “Não dizemos que nos vamos candidatar, nós não apresentamos e depois retiramos candidaturas; nós nos candidatamos ao CPNE em 2021, entramos e fizemos uma prova do CPNE em 2022, candidatamos este ano a prova ao campeonato da Europa de 2024 e segundo o que nos é transmitido, a probabilidade de integrarmos essa competição é elevada”, avançou Rui Moniz.O presidente do GDC sublinha que “há aqui um conjunto de atividades desportivas que o GDC organiza e que têm um impacto local, mas também para fora das fronteiras da Região, que é muito significativo” e justifica os valores do contrato-programa com o Governo com o facto de o “Azores Rallye disputar-se com o mesmo índice organizativo que sempre aconteceu até agora e, obviamente, isso tem um conjunto de exigências e de custos que torna a prova mais cara do que qualquer outra que integre o CAR, para o qual também pontua, mas não exclusivamente”, vincou uma vez mais.