Autor: Lusa/AO Online
“A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante oeste, com uma altura significativa que poderá atingir os quatro metros e uma altura máxima de dez metros, com um período médio a variar entre os nove e os 12 segundos. São esperados ventos com uma intensidade média de até 35Km/hora e rajadas até 75Km/hora, provenientes do quadrante oeste/sudoeste”, avançaram as autoridades, em comunicado de imprensa.
A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha apelam a que a população redobre cuidados, “tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras”.
Nesse sentido, recomendam que os pescadores reforcem a amarração e mantenham uma "vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas".
Recomendam ainda que a população evite “passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima” e que não sejam praticadas atividades de pesca lúdica, “em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas”.
O
Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje avisos
amarelos para os grupos ocidental e central dos Açores, referentes a
agitação marítima, precipitação e vento, na terça-feira.