Autocarros eléctricos vão ser testados em circuitos urbanos
O governo dos Açores anunciou a compra por 700 mil euros de dois autocarros eléctricos que vão ser usados para testar as potencialidades deste tipo de veículos em circuitos urbanos no arquipélago.

Autor: Lusa/AO Online
Com uma autonomia de 120 quilómetros, a maior das duas viaturas a adquirir pelo governo regional, com apoios comunitários, terá uma lotação entre 30 e 36 lugares e uma velocidade máxima não inferior a 60 quilómetros por hora, referiu fonte do executivo.

Segundo acrescentou a mesma fonte, o outro veículo a testar nos circuitos urbanos do arquipélago dispõe de 18 a 22 lugares, possuindo uma autonomia de 100 quilómetros e uma velocidade máxima não inferior a 45 quilómetros por hora.

Ambas as viaturas disporão obrigatoriamente de local reservado a passageiros com mobilidade reduzida e a utilizador de cadeira de rodas e de espaço para cão guia de cegos.

O ensaio sobre a sua adaptação aos circuitos urbanos dos Açores integra-se, segundo o governo regional, no projecto de melhoria da utilização de energias renováveis, nomeadamente geotérmicas, e de energia eléctrica em horas de vazio.