Autarquia de Ponta Delgada apoia obras de conservação na Ermida da Nossa Senhora do Desterro

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai transferir 20.308 euros para a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São José, um montante que se destina a pagar a execução das obras de conservação na Ermida da Nossa Senhora do Desterro, adianta nota de imprensa da autarquia.


Autor: Susete Rodrigues/AO Online

O protocolo de cooperação foi assinado esta segunda-feira pelo presidente da Câmara Municipal, José Manuel Bolieiro, e o pároco da freguesia de São José, Duarte Melo.


Na ocasião, o edil afirmou que “a política do município de Ponta Delgada sempre foi a de valorização da identidade do povo e de resgate do seu património identitário”, onde se inclui o religioso.


Citado na mesma nota, José Manuel Bolieiro, disse ainda que Ermida, depois de recuperada, “vai estar ao alcance da população residente, mas também de turistas. É pois, um verdadeiro património coletivo de interesse municipal indiscutível e de uso não meramente confessional”.


Por seu turno, Duarte Melo agradeceu, em nome da paróquia de São José, a “sensibilidade” da autarquia, “atenta e vigilante”, para a recuperação do imóvel, sito à Rua Coronel da Silva Leal, que está ao serviço do público. “Temos de zelar pelo nosso património”, apelou.


A celebração do protocolo, além de contribuir para a sustentabilidade do património do concelho, visa a dinamização do potencial cultural da Ermida e ainda a sua promoção enquanto local de visitação e atratividade turística.


Uma vez reabilitada, a Ermida estará disponível para integrar o roteiro turístico do município.