Autor: Lusa
Depois do empate ao intervalo, face aos golos de Gernot Trauner, aos nove minutos, e Krzysztof Piatek, aos 30, a seleção alpina superiorizou-se no último terço e selou a vitória com golos de Christoph Baumgartner, aos 66, e de Marko Arnautovic, aos 78, de penálti, tendo desperdiçado ocasiões para avolumar o resultado.
Derrotada pela França na primeira ronda (1-0), a Áustria somou os primeiros três pontos e igualou França e Países Baixos, que se defrontam ainda hoje, enquanto os polacos, sem qualquer ponto, estão mais próximos da eliminação, quando lhes resta defrontar os franceses, na terça-feira.
Dominadora nos primeiros instantes, a formação alpina surgiu com Arnautovic em vez de Gregoritsch no ataque e com um renovado eixo defensivo, composto por Lienhart e Trauner, jogador que apareceu ao primeiro poste para a cabecear para o fundo das redes em resposta a cruzamento de Mwene, logo aos nove minutos.
Com quatro alterações face ao ‘onze’ da derrota com os Países Baixos (2-1), a Polónia adiantou-se no terreno após o golo sofrido e ameaçou igualar por Zalewski, num remate por cima, aos 18 minutos, após combinação entre Slisz e Frankowski.
A reação polaca intensificou-se e culminou em golo à passagem da meia hora, num lance em que se acercou da área contrária, com Piatek a beneficiar de um ressalto na pequena área para desviar a bola do alcance de Pentz.
Os austríacos recuperaram a iniciativa após o tento adversário, embora sem a fluidez dos minutos iniciais, e aproximaram-se de nova vantagem em remates de Sabitzer, aos minutos 39 e 42, antes da resposta de Zielinski, num livre defendido pelo guarda-redes contrário, aos 45+1.
A segunda parte começou sob a tónica do equilíbrio, com as seleções a intercalarem os períodos de ataque e a encetarem a ‘dança’ das substituições, na qual se deu a estreia de Lewandowski no Euro2024, com a entrada para o lugar de Buksa, aos 60 minutos.
A seleção às ordens de Ralf Rangnick deu-se melhor com as trocas e regressou à vantagem com um pontapé certeiro de Baumgartner, médio do Leipzig, depois da condução de bola pela esquerda do recém-entrado Prass e da simulação de Arnautovic.
Apesar da resposta pronta, em remate de Swiderski para defesa de Pentz, a seleção às ordens de Michal Probierz desorganizou-se e concedeu mais espaço, aproveitado por Sabitzer para entrar na área e ser derrubado por Szczesny, num penálti convertido por Arnautovic, dianteiro do Inter de Milão, aos 78 minutos.
A goleada pairou sobre o Estádio Olímpico de Berlim, face às ocasiões protagonizadas por Posch, aos 83 minutos, e Laimer, aos 85, ante uma Polónia já sem energia para a busca de um outro resultado.
Jogo no Estádio Olímpico de Berlim.
Polónia - Áustria, 1-3.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
0-1, Gernot Trauner, 09 minutos.
1-1, Krzysztof Piatek, 30.
1-2, Christoph Baumgartner, 66.
1-3, Marko Arnautovic, 78 (grande penalidade).
Equipas:
- Polónia: Szczesny, Bednarek, Dawidowicz, Kiwior, Frankowski, Piotrowski (Moder, 46), Slisz (Grosicki, 75), Zielinski (Urbanski, 87), Zalewski, Buksa (Lewandowski, 60) e Piatek (Swiderski, 60).
Selecionador: Michal Probierz.
- Áustria: Pentz, Posch, Trauner (Danso, 59), Lienhart, Mwene (Prass, 63), Seiwald, Grillitsch (Wimmer, 46), Baumgartner (Schmid, 81), Laimer, Sabitzer e Arnautovic (Gregoritsch, 81).
Selecionador: Ralf Rangnick.
Árbitro: Umut Meler (Turquia).
Ação disciplinar: Xartão amarelo para Slisz (53), Wimmer (56), Moder (62), Lewandowski (64), Arnautovic (70) e Szczesny (77).
Assistência: 69.455 espetadores.