Atriz Sofia Ribeiro é embaixadora da Ilha Terceira

Hoje 12:30 — Maria Andrade

A atriz Sofia Ribeiro é a nova embaixadora da Ilha Terceira, numa parceria inédita entre a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (CMAH), Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) e Câmara de Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo (CCIAH), que se juntaram para lançar uma estratégia de promoção turística assente na influência digital.De acordo com Marcos Couto, Presidente da CCIAH a escolha surgiu de uma forma natural: Sofia Ribeiro foi a protagonista da novela “A Senhora do Mar”, rodada nas Ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge, onde teve a oportunidade de criar uma forte ligação aos Açores.“Há lugares que ficam para sempre. A Ilha Terceira é um desses. Foi a Senhora do Mar, que me apresentou este paraíso”, lê-se numa publicação no Instagram de Sofia Ribeiro.“Muito feliz! É um enorme privilégio poder representar um destino tão autêntico, cheio de beleza natural, história e pessoas que nos recebem sempre com um sorriso e de braços aberto”, acrescentou a atriz.A figura de embaixador é apresentada assim como uma medida inovadora nos Açores, e, no futuro, as entidades pretendem também contratar uma figura masculina, seguindo modelos semelhantes de promoção, admite Marcos Couto em declarações ao Açoriano Oriental.No âmbito desta colaboração, Marcos Couto revela que existe um contrato estabelecido com a atriz que define todas as ações previstas. Entre elas está a presença da atriz na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), onde marcará presença como embaixadora da Ilha Terceira. Estão igualmente programadas mais visitas à ilha, durante as quais deverá produzir conteúdos para as redes sociais que destacam as suas experiências no destino, desde as paisagens e belezas naturais até às atividades e elementos culturais característicos. “No fundo, tudo aquilo que a Ilha Terceira oferece”, afirma o Presidente da CCIAH.Além da componente promocional, a iniciativa abre ainda espaço para que as empresas locais se associem ao projeto, tendo a possibilidade de seres referenciadas nas publicações feitas pela atriz nas suas plataformas.Para as entidades envolvidas a expectativa é de que a parceria se traduza num aumento da procura pela Ilha Terceira, sobretudo no mercado nacional. Embora admita que o impacto direto de publicações nas redes sociais seja difícil de medir, considera que o exemplo recente da promoção feita pela atriz para o Turismo do Egito demonstra a eficácia deste tipo de estratégia. Marcos Couto exemplifica que, na altura, o destino registou um aumento significativo de turistas portugueses na sequência da campanha em que Sofia Ribeiro participou, reforçando a convicção de que a influência digital pode ter resultados concretos na escolha de destinos turísticos.Para a Terceira, o objetivo passa por reforçar a visibilidade, apoiar o investimento que tem sido feito pelos empresários ligados ao turismo e acompanhar as tendências atuais de comunicação, cada vez mais centradas no que é visto e partilhado nas redes sociais.