Autor: Lusa/AO
Na madrugada de sábado, o madeirense Alberto Paulo, de 22 anos, e último português qualificado para Pequim2008, alinhou nos 3.000 metros obstáculos, prova na qual se apuram para a final os quatro primeiros de cada uma das três séries e os restantes quatro melhores tempos.
A sua melhor marca do ano, os 8.24,20 minutos feitos em 23 de Julho na Ribeira Brava – quando se qualificou para Pequim2008 -, é apenas 52ª a nível mundial e a 11ª entre os 13 concorrentes da sua série, a primeira.
Contra si correm, entre outros, os autores das terceira e oitava melhores marcas da temporada, Tareq Mubarak Taher, do Bahrain, e Bouabdellah Tahri.
Salto à vara
Às 10h10 (02h10), Sandra Helena Tavares disputou a qualificação do salto com vara, um concurso com 36 atletas divididas em dois grupos, que apura para a final as 12 primeiras e todas as restantes que ultrapassem os 4,60 metros. Sandra tem 4,35 metros como recorde pessoal e melhor marca do ano, que em Pequim2008 é o 13º registo entre as 18 concorrentes no Grupo A – no qual compete a russa Elena Isinbaeva, recordista mundial com 5,04 – e o 30º entre todas as atletas inscritas no salto com vara.
Trampolim
Hoje também é dia de trampolins: Ana Rente teve as duas rotinas da qualificação durante a madrugada e o mesmo acontece com Diogo Ganchinho, que sucede a Nuno Merino, sexto classificado em Atenas2004.
O s oito melhores atletas femininos e masculinos qualificam-se para a final, mas na quinta-feira os dois atletas portugueses, Ana Rente e Diogo Ganchinho, consideraram difícil chegar às respectivas finais, que se disputam segunda e terça-feira.