Atlantic Consortium excluído em relatório intercalar à privatização da Azores Airlines
20 de out. de 2023, 17:40
— Lusa
Augusto
Mateus referiu, em conferência de imprensa, em Ponta Delgada, que “há
um concorrente que não cumpre as condições materiais” [Atlantic
Consortium] e que "foi dada aos concorrentes a oportunidade de corrigir
as “deficiências formais”.O Atlantic Consortium é formado pela Vesuvius Wings, White Airways, Old North Ventures, Consolidador e EuroAtlantic Airways.O
presidente do júri explicou que a proposta da Atlantic Consortium “não é
definitiva, não é firme, nem é vinculativa” quando o caderno de
encargos “exige que as propostas sejam definitivas e vinculativas”.“Normalmente,
nestes processos, pode-se fazer uma primeira proposta que não é
vinculativa, em geral nos negócios privados ou nos concursos públicos.
Neste não. Este caderno de encargos estabelecia que as propostas tinham
quer ser definitivas, firmes e vinculativas”, especificou Augusto
Mateus.Augusto Mateus salvaguardou que
esta não é uma "decisão final", uma vez que os correntes têm dez dias
para reagir ao relatório preliminar, que lhes foi hoje enviado, bem como
ao grupo Sata e ao representante do acionista, o Governo Regional.O
responsável pelo júri afirmou que se resolveu também admitir o outro
concorrente, o consórcio Newtour/MS Aviation, uma vez que “cumpria as
condições materiais” com base na notação do caderno de encargos, em que a
nota atribuída foi de 46,69.A notação estabelecia que zero é insuficiente, 25 suficiente, 50 bom, 75 muito bom e 100 excelente."Se
os concorrentes não usarem a prerrogativa que têm de reagir a este
relatório, o relatório final é igual ao preliminar", afirmou Augusto
Mateus.O responsável admitiu a
possibilidade de negociações diretas com a SATA e o Governo dos Açores
após a elaboração do relatório final, que se prevê possa estar concluído
em novembro. Na altura, na abertura das
duas propostas, os concorrentes ofereceram 6,50 euros por cada ação da
companhia responsável pelas ligações com o exterior dos Açores.Os
interessados na privatização da Azores Airlines melhoraram entretanto
as propostas iniciais e ofereceram, respetivamente, 7,026 euros e 6,60
euros por ação da companhia área.O caderno
de encargos da privatização da Azores Airlines prevê uma alienação no
“mínimo” de 51% e no “máximo” de 85% do capital social da companhia.Em
junho de 2022, a Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal portuguesa
para apoio à reestruturação da companhia aérea de 453,25 milhões de
euros em empréstimos e garantias estatais, prevendo medidas como uma
reorganização da estrutura e o desinvestimento de uma participação de
controlo (51%).