ATA pede plano estratégico no turismo para os próximos 5 anos
30 de nov. de 2021, 09:57
— Paulo Faustino
O presidente da Associação Turismo dos Açores (ATA), Carlos Morais,
considera ser “emergente” a conceção de um plano estratégico neste setor
para os próximos cinco anos, adaptado à nova realidade decorrente da
pandemia de Covid-19.O responsável da ATA abriu ontem a primeira
edição do VisitAzores Tourism Forum, um encontro que, a partir do Teatro
Micaelense, em Ponta Delgada, pretende apontar caminhos para o futuro
através das grandes lições a retirar de vinte meses de pandemia. Mas
também fomentar o desenvolvimento e inovação na promoção do território,
dando a conhecer aos responsáveis do setor na Região alguns ‘case study’
de sucesso em termos de modelo de turismo sustentável, como é o caso da
Costa Rica, país centro-americano de grande potencial turístico que
está valorizado como um dos destinos mais visitados do mundo.E neste
momento de viragem, em que o turismo começa a dar sinais de reativação à
escala global, Carlos Morais alertou para o imperativo de se fazer uma
“reflexão para o futuro”.“Tem o Governo Regional dos Açores, a muito
breve trecho, de repensar a nossa estratégia no setor e definir o seu
posicionamento no que diz respeito a esta associação”, ressalvou o
responsável, enfatizando as dificuldades e os desafios com que os
empresários turísticos se debatem nos Açores para se manterem no mercado
com o nível de oferta desejável.Para a ATA, a pandemia reforçou
aquilo que 2019 já sinalizava, ou seja, todos os caminhos da promoção e
da comercialização dos destinos passam pela digitalização.Na altura,
também falou o secretário regional dos Transportes, Turismo e Energia,
Mário Mota Borges, para deixar claro que os Açores precisam de potenciar
a sua imagem turística e afirmar uma marca de identidade “forte e
consistente”, de modo a garantir o seu adequado posicionamento a nível
internacional.“Será fundamental caminharmos para um modelo de
turismo inteligente onde as decisões são suportadas por dados fidedignos
e atualizados, onde a margem de erro se esbate e se consegue aferir de
forma precisa a eficiência de cada iniciativa e de cada medida”, vincou.
O governante acredita que tal será necessário para se ter uma
estratégia de diversificação e valorização do destino, distribuição dos
fluxos turísticos pelas nove ilhas e, tendencialmente, ao longo de
todo o ano.Perante as incertezas que ainda decorrem da Covid-19,
Mota Borges garantiu aos empresários turísticos que o Governo Regional
ajudará a mitigar os efeitos da pandemia na sazonalidade, assim como
investirá na dinamização das épocas baixas. A isso acresce que
“estaremos empenhados na estruturação e qualificação do nosso produto
turístico como fator de valorização e diferenciação do nosso destino”.Mota
Borges elogiou ainda a “postura dinâmica da ATA” e “o bom trabalho” que
tem sido levado a cabo, em circunstâncias adversas, por todos os
agentes do setor visando a consolidação dos Açores como destino
sustentável e de “excelência”.Por seu lado, em mensagem por vídeo, a
secretária de Estado do Turismo desafiou os parceiros da atividade
turística na Região a partilharem globalmente o conhecimento que já
detêm pelo facto dos Açores terem sido o primeiro arquipélago no mundo a
alcançar certificação internacional de destino sustentável. “Penso
que Portugal e os Açores devem ter a ambição de partilhar conhecimento,
garantindo que amanhã, não só possamos ser reconhecidos como melhores
destinos turísticos no que às práticas de sustentabilidade e
digitalização dizem respeito, mas possamos também partilhar esse
conhecimento, garantindo que outros países, outras geografias, outras
ilhas possam usufruir desse reconhecimento”, destacou Rita Marques.A
secretária de Estado entende que, se os Açores querem liderar nesta
matéria, têm de garantir que partilham o seu conhecimento,
“influenciando e ajudando outros a atingir esse desígnio, que é um
desígnio maior”.Dirigido aos parceiros da atividade turística e
juntando especialistas em marketing e turismo, de dentro e fora da
Região, o VisitAzores Tourism Forum, inspirando-se no bom exemplo da
Costa Rica, desenvolveu vários temas como o ‘place branding’, a inovação
e a transição digital, o posicionamento da marca, a procura turística e
a sustentabilidade.No encontro intervieram, entre outros, Carolina
Leñero (diretora da Marca País da Costa Rica) e José Filipe Torres (CEO
da Bloom Consulting” que falaram sobre “O Place Branding e a sua
Aplicação; Costa Rica, Um Caso Mundial”, Filipe Silva (administrador do
Turismo de Portugal) e Luís Capdeville Botelho (Diretor Executivo da
ATA).O evento inclui a realização, hoje no Teatro Micaelense, de
algumas Master Class relacionadas com fundos comunitários, ferramentas
de informação, promoção digital e marketing digital.